A Potencialidade da Maquete Produzida com Teconologia 3D Repetier-Host como Ferramenta de Ensino: o Uso de Recursos Didáticos Tecnológicos na Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p493-501

Resumo

A Educação Ambiental (EA) foi concebida para mudar atitudes e valores relativos aos problemas de degradação ambiental em escala mundial. Contudo, no Brasil, de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, a EA não deve constituir um componente curricular obrigatório nas escolas. Ao contrário, ela deve ser transdisciplinar e abordar valores éticos focados no desenvolvimento socioambiental. Um grande gargalo para as práticas de EA nas escolas é a ausência de mteriais didáticos que abordem questões ambientais regionais e locais, de forma contextualizada à realidade dos aprendentes. Neste contexto, as maquetes podem constituir ferramentas didáticas importantes em metodologias ativas de aprendizagem. Portanto, esta pesquisa buscou averiguar o nível de percepção socioambiental e geoespacialização da comunidade do IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas em relação a Bacia Hidrográfica na qual a instituição se insere, além da criação de uma maquete impressa em 3D, utilizando Tecnologia Repetier-Host, para suprir as eventuais lacunas detectadas. Foi aplicado um questionário semi-estruturado, com enfoque nas questões geográficas, biológicas e ambientais para levantamento dos dados. Concluiu-se que existem lacunas educacionais quanto à prática da Educação Ambiental, como a falta de conhecimento dos elementos da paisagem natural do entorno próximo do aluno, evidenciando assim uma falha entre a teoria e a prática. Além disso, sugere-se que a EA deve ser trabalhada de forma crítica, política, transformadora e emancipatória em todos os níveis de ensino. A maquete tem grande potencial transformador e conscientizador, dando suporte e autonomia para o aluno reconhecer e compreender estes elementos abstratos no seu cotidiano.

Palavras-chave: Bacia Hidrográfica. Metodologias Ativas. Poços de Caldas. Ensino de Ciências Naturais

Abstract
Environmental Education (EE) was intended to change attitudes and values about the troubles of environmental degradation on a world scope. However, in Brazil, according to the National Environmental Education Politic – PNEA, EE should not be a compulsory curricular component in schools. Unlike that, it must be transdisciplinary and address ethical values focused on socio-environmental development. The bigger bottleneck for EE practices in schools is the absence of didactic materials that approach regional and local environmental issues, contextualized to the reality of students. In this context, models can constitute important didactic tools for active learning methodologies. Therefore, this research aimed to determine the level of socio-environmental perception and spatial of the community of IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas to the Watershed in which the one is inserted, besides the creation of a 3D printed model with the Repetier-Host Technology, to fill any gaps detected. The semi-structured survey was applied, focusing on geographic, biological, and environmental issues for data collection. It was concluded that there are educational gaps regarding the practice of Environmental Education, such as the lack of knowledge about the elements of the natural landscape around the student, thus evidencing a gap between theory and practice. In addition, it is suggested that EE should be worked on in a critical, political, transformative, and emancipatory way in every school level. The model has great transformative and awareness-raising potential, providing support and autonomy for the student to recognize and understand these abstract elements in their daily lives.

Keywords: Watershed. Active methodologies. Poços de Caldas. Teaching Natural Sciences.

Biografia do Autor

Isabela Ferreira Rossi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas, Brasil.

Licencianda em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas. Atualmente Técnica de Análises Clínicas em Biosalli Laboratório Clínico.

Mireile Reis dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas, Brasil.

Doutora em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, Mestre em Ecologia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2007). Professora/DE dos cursos Tecnológico em Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia e Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Áreas principais de atuação: Ecologia geral e de comunidades, Educação Ambiental.

Roosevelt Heldt Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas, Brasil.

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2019) e graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019). , atuando principalmente no seguinte tema: Modelagem e Impressão 3D; Cartografia Temática, Análise Ambiental e Pesquisa sobre Biodiversidade e Ecologia de Comunidades na região do Planalto de Poços de Caldas.

Karla Aparecida Zucoloto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor no Instituto Federal do Sul de Minas no Campus de Poços de Caldas. Tem experiência na área de Educação Infantil e dificuldade de aprendizagem da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: infância e criança, dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita, formação de professores e disciplinas ligadas à formação pedagógica.

Rogério Coli da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas, Brasil.

Bacharel e Licenciado em Geografia e Meio Ambiente (2006), Mestre em Engenharia da Energia (2012) e Especialista em Gestão de pessoas e Projetos Sociais (2012). Possui experiências em projetos e docência na área de geoprocessamento, cartografia/topografia, gestão ambiental e gerenciamento de bacias hidrográficas, realizando diversos mapeamentos e caracterização do meio físico para pequenas centrais Hidrelétricas por meio de SIG. Atuou no instituto GAMA, sendo membro fundador e ex-presidente, viabilizando a responsabilidade socioambiental corporativa por meio das ferramentas do terceiro setor e renúncia fiscal. Atualmente é Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e Coordenador do Plano Conservador na Mantiqueira - Núcleo Poços de Caldas sendo professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Câmpus Poços de Caldas.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

ROSSI, Isabela Ferreira; SANTOS, Mireile Reis dos; HELDT JUNIOR, Roosevelt; ZUCOLOTO, Karla Aparecida; CUNHA, Rogério Coli da. A Potencialidade da Maquete Produzida com Teconologia 3D Repetier-Host como Ferramenta de Ensino: o Uso de Recursos Didáticos Tecnológicos na Educação Ambiental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 493–501, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p493-501. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9850. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos