Proposta de Capacitação Docente para Atuação em EAD: Estudo de Caso

Autores

  • Sandra Maria Araújo
  • Ymiracy N. de Souza Polak

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2008v9n0p%25p

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação trazem para o mundo do ensino novas exigências e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na Educação à Distância. Essas exigências traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagógica, e justificam a preocupação dos gestores em investirem na qualificação de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigências tornam imperativo que sejam discutidas novas questões pedagógicas e os novos desafios que se colocam em relação à formação do professor. Considerando a problemática, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituição de ensino superior em relação à implantação da Educação à Distância, com vistas à apresentação de uma proposta de formação pedagógica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual se acredita que possibilitará uma melhor inserção da cultura em EAD, bem como facilitará a elaboração e implementação de projetos, mediados pelas tecnologias na instituição em tela.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

ARAÚJO, Sandra Maria; POLAK, Ymiracy N. de Souza. Proposta de Capacitação Docente para Atuação em EAD: Estudo de Caso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 9, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2008v9n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/985. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos