Plataforma Jamboard: Construindo Novas Possibilidades De Leituras Literárias No Ambiente Escolar

Autores

  • Andréa Cristina da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.
  • Matheus Ribeiro Vitor Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.
  • Maurício Cesar Menon Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Maringá. PR, Brasil.
  • Daniel Guerrini Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.
  • Armando Paulo da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p483-492

Resumo

A leitura literária nas escolas há tempos é um grande desafio, seja pelas dificuldades dos alunos em razão da ausência do hábito de leitura, por considerar, muitas vezes, uma prática enfadonha e desnecessária ou por experiências escolares engessadas, as quais não contribuíram para sua formação enquanto leitor ativo. Pesquisas têm apontado que o uso de recursos tecnológicos nas situações de ensino e aprendizagem pode favorecer ao estudante momentos de reflexão sobre as práticas contemporâneas da linguagem, possibilitando a produção de novos significados para a leitura e a escrita, especialmente a literária. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo investigar as potencialidades do uso do quadro interativo – Jamboard – como proposta para uma aula de leitura dinâmica, colaborativa e enriquecedora, a qual promova um encontro concreto entre o aluno e obra, desmistificando a visão distorcida e resistente que impera em muitas salas de aulas diante do ato de ler. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de leitura literária e montagem de quadros dinâmicos no Jamboard, com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II, da rede estadual do município de Londrina-PR. Após as atividades, os educandos responderam a um questionário e as respostas obtidas foram analisadas utilizando o método de Análise de Conteúdo (AC). Por meio dos resultados pode-se evidenciar a eficácia da ferramenta e sua importância para o desenvolvimento de todo processo de leitura, concebendo autonomia, criatividade, organização, compreensão e interação, além de ampliar o repertório vocabular, como também fomentar a criticidade mediante às obras lidas e interpretadas por cada aprendiz.

Palavras-chave: Leitura Literária. Língua Portuguesa. Ensino Literário. Recursos Tecnológicos. TDIC.

Abstract
Literary reading in schools has been a great challenge for a long time, either because of the difficulties of students due to the absence of the reading habit, because it is often considered a boring and unnecessary practice or because of plastered school experiences, which did not contribute to their formation as an active reader. Studies has shown that the use of technological resources in teaching and learning situations can provide students with moments of reflection on contemporary language practices, enabling the production of new meanings for reading and writing, especially in literature. In this sense, this research aimed to investigate the potential of using the interactive whiteboard - Jamboard - as a proposal for a dynamic, collaborative and enriching reading class, which promotes a concrete encounter between the student and the work, demystifying the distorted and resistant view that prevails in many classrooms about the act of reading. For that, activities of literary reading and assembly of dynamic whiteboard were carried out on Jamboard, with a class of the seventh year of Elementary School II, from the state network of the municipality of Londrina-PR. After the activities, the students answered a questionnaire and the answers obtained were analyzed using the Content Analysis (CA) method. Through the results, it is possible to evidence the effectiveness of the tool and its importance for the development of the entire reading process, conceiving autonomy, creativity, organization, understanding and interaction, in addition to expanding the vocabulary repertoire and promote criticality through the works read and interpreted by each learner.

Keywords: Literary Reading. Portuguese. Literary Teaching. Technological resources. TDIC.

 

Biografia do Autor

Andréa Cristina da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.

Formada em Letras pela Universidade Norte do Paraná no ano de 2003 e em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar no ano de 2019. Possui três pós-graduações, sendo uma na área de Letras - Especialização em Língua Portuguesa - Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2005, e duas na área da Educação: Educação Especial Inclusiva - Centro Universitário Filadélfia, no ano de 2009 e Neuropedagogia - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, no ano de 2014. Leciona na disciplina de Língua Portuguesa desde 2006 na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná - Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação  Ensino de Ciências Humanas, Sociais e Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Matheus Ribeiro Vitor, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas, Mestrando no Programa de pós-graduação Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando na área de pesquisa em Educação Sexual e Sexualidades, Educação em Saúde e Políticas Públicas Educacionais. Analista de Gestão de Alunos Sênior na Universidade Pitágoras Unopar.

Maurício Cesar Menon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Maringá. PR, Brasil.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1989), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando no cursos Técnicos, Tecnológicos, Licenciaturas e Bacharelados; atua como professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR em Londrina PR e de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR em Pato Branco PR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Ensino, Insólito Ficcional, Ciência e Tecnologia Representadas na Literatura.

Daniel Guerrini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Completou estágio doutoral na Universidade de Tampere - Finlândia - junto com o Higher Education Group entre 2011 e 2012, onde coletou dados para sua tese sobre a formação dos Sistemas de Ensino Superior Brasileiro e Finlandês. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Científicas e Tecnológicas da Universidade Tecnológica Federal - Câmpus Londrina. Hoje é Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Humanas, da UTFPR-LD. Temas de interesse: Sociologia da Tecnologia; Sociologia da Ciência; Ensino Superior; Pensamento Social Brasileiro; Sociologia das profissões.

Armando Paulo da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.

Possui graduação em Ciências 1º Grau - Habilitação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (2005) e Doutorado em Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" ? Câmpus de Bauru (2017). Atualmente é Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Pr e, ainda, atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN - UTFPR-Câmpus Londrina. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas:EaD, Metodologias Ativas, TDIC, Recursos Computacionais no Ensino, Formação Inicial de Professores, Dificuldades de Aprendizagem (discalculia) e no desenvolvimento dos seguintes tipos de produtos educativos tecnológicos: manuais para auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem, PBL, materiais inclusivos focados no ensino e na aprendizagem, jogos educativos, ambientes de ensino e aprendizagem, materiais manipuláveis para o ensino. . Presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências de Cornélio Procópio e Membro da diretoria da Associação das Academias de Letras, Artes e Ciências do Paraná.

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. PR, Brasil.

Possui Graduação em Letras - Anglo com as respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN de 2013-2017. Foi coordenadora adjunta do PPGEN de 2017 a 2019. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT (Doutorado Acadêmico), de Ponta Grossa-PR. Atua nas temáticas Multiletramnetos, especialmente o digital, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino, sobretudo com propostas que priorizem o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Foi bolsista produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária no período de 2019 a 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

SILVA, Andréa Cristina da; VITOR, Matheus Ribeiro; MENON, Maurício Cesar; GUERRINI, Daniel; SILVA, Armando Paulo da; DUTRA, Alessandra. Plataforma Jamboard: Construindo Novas Possibilidades De Leituras Literárias No Ambiente Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 483–492, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p483-492. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9842. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos