A Gestão da Escola Privada no Brasil: Revisão Sistemática Sobre Teses e Dissertações Produzidas Entre 2015 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p471-482

Resumo

As escolas, como organizações sociais com natureza, estrutura e finalidades próprias, requerem estudos que levem em conta os atores, as conjunturas e os problemas inerentes ao processo educacional. Nesse contexto, a privatização da educação tem se mostrado como fenômeno crescente, demandando pesquisas sobre a área, especialmente, no âmbito da gestão. Assim, o presente artigo objetivou analisar tendências e temáticas exploradas sobre a gestão escolar da Educação Básica privada, em dissertações e teses brasileiras de 2015 a 2019. Para tanto, realizou-se revisão sistemática qualitativa-exploratória. O estudo qualitativo dos dados se deu pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016), o que possibilitou a categorização temática a partir dos núcleos de sentido identificados nos documentos. As buscas foram realizadas nos repositórios da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTD). A seleção final totalizou trinta e oito documentos procedentes de dez Estados e do Distrito Federal, com realce da região Sul e de Instituições de Ensino Superior privadas. Os documentos indicaram, prioritariamente, pesquisas empíricas e qualitativas, que recorreram, na maioria das vezes, a estudos de caso voltados a relatos de experiência da/na/sobre gestão escolar. Os desfechos das pesquisas estiveram voltados, sobretudo, à prescrição de medidas, alternativas e soluções para as escolas e para os processos de gestão, ou à formação de seus gestores. Os resultados demonstraram transversalidade e multidisciplinaridade do tema. A análise suscitou quatro categorias temáticas, formadas por subcategorias, que englobaram as principais tendências verificadas: gestão estratégica, inovação e inclusão, formação de gestores e gestão participativa.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Gestão Educacional. Privatização da Educação. Estudos de Revisão.

Abstract
Schools, as social organizations of their own nature, structure and purposes, demand studies that take into account actors, conjunctures and problems inherent to the educational process. In this area, the education privatization has shown itself to be a growing phenomenon, demanding research in the area, especially in the field of management. Thus, this article aimed to analyze trends and themes explored on the school management of private basic education, in Brazilian dissertations and theses from 2015 to 2019. To this end, a qualitative-exploratory systematic review was carried out. The data qualitative study was carried out by Bardin's Content Analysis (2016), which allowed the thematic categorization from the identified nuclei of meaning. The searches were carried out in the repositories of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Capes Theses and Dissertations Catalog (CTD). The final selection totaled thirty-eight documents from ten states and the Federal District, with emphasis on the South region and private higher education institutions. The documents indicated, as a priority, empirical and qualitative research, which used, in most cases, case studies focused on experience reports of/in/about school management. The results of the research were aimed, above all, at prescribing measures, alternatives and solutions for schools and management processes, or training their managers. The results showed transversality and multidisciplinarity of the theme. The analysis raised four thematic categories, formed by subcategories, which encompassed the main trends observed: strategic management, innovation and inclusion, training of managers and participatory management.

Keywords: School Management. Educational Management. Education Privatization. Review Studies.

Biografia do Autor

Victor Laus-Gomes, Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Inovação em Comunicação e Economia Criativa.

Prof. Dr. Victor Laus-Gomes

Doutor em Comunicação Social

Universidade Católica de Brasília - UCB, Brasília, Brasil

Professor e pesquisador do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de; LAUS-GOMES, Victor. A Gestão da Escola Privada no Brasil: Revisão Sistemática Sobre Teses e Dissertações Produzidas Entre 2015 e 2019. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 471–482, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p471-482. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9786. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos