Os “Lugares” e “Sentidos” do Ensino das Ciências Humanas na Educação Básica

Autores

  • Deuvanir de Souza Lima Diniz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas. RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0150-8925
  • Daniele Mirte de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas. RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5595-8679
  • Sheyla Maria Fontenele Macedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas. RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7973-4773

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p460-470

Resumo

Há múltiplos sentidos e lugares para que as Ciências Humanas se configurem no corpus curricular da Educação Básica. Partindo dessa premissa, é objetivo geral deste artigo compreender quais os sentidos e lugares das Ciências Humanas no ensino da Educação Básica. Para descortinar essa intenção, utiliza-se da metodologia qualitativa, através de um ensaio bibliográfico, focado em revisão de literatura, e seguido de uma breve pesquisa documental, fundada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A contextualização do trabalho é demarcada pelos os fatores que contribuíram para o “nascedouro” do estatuto de “ciência” das Ciências Humanas, em que é “levanta a poeira” sobre a “crise identitária” das Ciências Humanas na esfera da educação. São ainda postas em destaques as questões relativas ao “ocultamento” das humanidades no percurso da história da educação no Brasil. Além disso, busca-se compreender a experiência brasileira a partir da BNCC acerca de como as Ciências Humanas se materializaram em cada uma das etapas da Educação Básica, tomando-se por base, que este é o documento legal regulador do currículo no Brasil. Nesse sentido, é um dos principais contributos desta pesquisa revelar alguns retratos acerca dos marcos, crises, dilemas e conflitos em que as Ciências Humanas foram imersas, e sobre os percursos que essas áreas do conhecimento necessitam percorrer para manter o seu status e função social na escola da Educação Básica.

Palavras-chave: Humanidades. Ensino. BNCC.

Abstract
There are multiple meanings and places for the Human Sciences to be configured in the curricular corpus of Basic Education. Based on this premise, the general objective of this article is to understand the meanings and places of the Human Sciences in the teaching of Basic Education. To reveal this intention, a qualitative methodology is used, through a bibliographic essay, focused on literature review, and followed by a brief documentary research, based on the Common National Curricular Base (BNCC). The contextualization of the work is demarcated by the factors that contributed to the “birthplace” of the status of “science” of the Human Sciences, in which it “raises the dust” on the “identity crisis” of the Human Sciences in the sphere of education.w to maintain their status and social function in the Basic Education school. Questions about the “hiding” of the humanities in the course of the history of education in Brazil are also highlighted. In addition, it aims to understand the Brazilian experience from the BNCC on how the Human Sciences materialized in each of the stages of Basic Education, based on the fact that this is the legal document that regulates the curriculum in Brazil. In this sense, it is one of the main contributions of this research to reveal some portraits about the milestones, crises, dilemmas and conflicts in which the Human Sciences were immersed, and about the paths that these areas of knowledge need to go through to maintain their status and social function in society. School of Basic Education.

Keywords: Humanities. Teaching. BNCC

Biografia do Autor

Deuvanir de Souza Lima Diniz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas. RN, Brasil.

Graduada em Pedagogia, Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern/RN; Licenciada em História pela Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Especialista em Gestão da Educação Pública pela Univerdade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Especialista em Atendimento Educacional Especializado pelas Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/RN, Campus Pau dos Ferros.
Atualmente  professora permanente da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC).

Daniele Mirte de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas. RN, Brasil.

Mestranda em Ensino no Programa de Pós-graduação (PPGE) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Pedagogia-licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013), dissertando sobre a indisciplina e seus reflexos na aprendizagem escolar. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Vale do Salgado (2014). Pós-graduanda do Curso de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é professora permanente nas Redes Municipal de ensino da cidade de São Miguel/RN (SEDUC) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC).

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas. RN, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) - linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). Experiência como professora no ensino superior e na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), tendo atuado nas áreas da gestão, planejamento, supervisão e orientação educacional, além de ter exercido práticas e gestão em espaços não escolares (Educação para o Trânsito). Atua hoje como professora efetiva na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE), realizando pesquisas em torno das temáticas: ética e educação, avaliação educacional, didática, relações sociais (na escola, família etc), afetividade e disciplina escolar. 

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

DINIZ, Deuvanir de Souza Lima; OLIVEIRA, Daniele Mirte de; MACEDO, Sheyla Maria Fontenele. Os “Lugares” e “Sentidos” do Ensino das Ciências Humanas na Educação Básica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 460–470, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p460-470. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9785. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos