Teorias e Práticas de Ensino e de Aprendizagem: uma Atividade de Pesquisa-Observação no Ensino Remoto na Perspectiva Sócio-Histórica Vygotskyana

Autores

  • Leandro Ferreira Paz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. RS, Brasil.
  • Verlaine Denize Brasil Gerlach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. RS, Brasil.
  • Cornelia Kudiess Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. RS, Brasil.
  • Daniela Copetti Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. RS, Brasil.
  • Fábio Diniz Rossi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2450-1024
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2735-5154

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p454-459

Resumo

A formação do professor não é composta apenas de prática. É utopia não pensar em alguma alusão quando referir-se a teoria e prática, na sua junção, responsável pela construção dos saberes. Para tanto, o presente artigo buscou compreender como o docente transita pelas concepções de ensino e de aprendizagem durante sua ação pedagógica, assim como analisar e refletir sobre a abordagem pedagógica utilizada para a construção do conhecimento e desenvolvimento humano. Para esse fim, realizou-se a observação de uma prática educativa onde foi empregada a observação livre, meio de coleta de dados qualitativo vantajoso, pois permitiu a possibilidade de acompanhar os fenômenos diretamente, reduzindo a subjetividade no estudo, apesar da intermediação das TICs. Identificou-se a partir da análise da observação da prática educativa, que a mesma se constituiu nos pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky. Por essa razão, foi apresentado conceitos da abordagem sócio-histórica relacionando pontos importantes observados na prática educativa em questão. Com base no estudo realizado, observou-se que o processo de ensinar se constitui de ações intencionais que objetivam a emancipação do ser humano. Para tanto, o conhecimento não pode ser passado e sim construído na mediação entre professor e estudante, com o uso estratégico de instrumentos e signos na zona de desenvolvimento proximal e potencial, desenvolvendo a cognição do estudante.

Palavras-chave: Prática Educativa. Zona de Desenvolvimento Proximal. Signos. Instrumentos. Arte.

Abstract
Teacher training is not just about practice. It is utopia in some referential and practical allusion, in its knowledge of not being responsible for the construction of the two. Therefore, this article sought to understand how the teacher moves through the teaching and learning concepts of his pedagogical action, as well as analyzed during and reflect on the pedagogical approach used for the construction of knowledge and human development. To practice the observation of an educational practice, where the observation of a practice was studied, a means of quality observation, study study was an action of qualitative observation, because study study was an action of qualitative observation, because it studied also an action of observation of a phenomenon, despite the fact that the data intermediate the realization of an ICT phenomenon. It was identified from the observation of the educational practice that it was constituted. The analysis of Vygotsky's socio-historical theory was identified. For this reason, important concepts of the socio-historical approach were presented, relating points observed in the educational practice in question. Based on the study carried out, it was observed that the teaching process consists of intentional actions that aim at the emancipation of the human being. For that, the student cannot be the past and built on the mediation between the use of strategic instruments and the signs in the zone of proximal and potential development, in the student's learning and in the student's cognition.

Keywords: Educational Practice. Zone of Proximal Development. Signs. Instruments. Art.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

PAZ, Leandro Ferreira; GERLACH, Verlaine Denize Brasil; KUDIESS, Cornelia; SANTOS, Daniela Copetti; ROSSI, Fábio Diniz; NONENMACHER , Sandra Elisabet Bazana. Teorias e Práticas de Ensino e de Aprendizagem: uma Atividade de Pesquisa-Observação no Ensino Remoto na Perspectiva Sócio-Histórica Vygotskyana. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 454–459, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p454-459. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9734. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos