O Uso da Internet como Ferramenta de Estudo em Tempos de Pandemia: uma Experiência em uma Escola Pública Federal da Cidade de Araguatins-TO

Autores

  • Jader Luiz Gama das Neves Instituto Federal do Tocantins, TO, Brasil.; e Universidade Federal do Norte do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. TO, Brasil.
  • Hendy Barbosa Santos Instituto Federal de Rondônia. RO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p126-131

Resumo

Resumo
A utilização da internet já está estabelecida em boa parte dos lares e surge como ferramenta de ensino em muitas escolas brasileiras. No momento atual de pandemia da Covid-19, a rede on-line é utilizada enquanto alternativa para o ensino não presencial nas escolas públicas. O presente artigo que surgiu de uma pesquisa qualitativa pretende apresentar uma alternativa de ensino de língua inglesa que, por meio da metodologia de sala de aula invertida, utilizou-se de ferramentas de estudo de Inglês oferecidas pela internet como jogos, vídeos e outros, trazendo como resultado relatos de estudantes da segunda série de ensino médio de uma escola pública federal da cidade de Araguatins-TO que tiveram a possibilidade de estudar assuntos mais voltados à utilização das quatro habilidades para o ensino/aprendizagem de idiomas de forma autodidata, com o professor disponibilizando explicações para os assuntos escolhidos pelos estudantes.

Palavras-chave: Ensino. Experiência. Pandemia. Inglês. Tecnologia

Abstract
The use of internet is already established in most homes and appear as teaching tool in brasilian schools. At the current time of Covid-19 pandemic, the on-line net is use as alternative for off-site teaching in public schools. The present article that emerged of a qualitative research intends to show an alternative of teaching of English Language that, through a methodology of flipped classroom, used tools of teaching of English offered by internet like games, vídeos and others, bringing as result students reports of second grade high school of a federal public school from the city of Araguatins-TO that had a possibility of study subjects more focused for the use of four teaching/learning skills of idioms as self-taught, with the teacher providing explanations for the sunjects choosed by students.

Keywords: Teaching. Experience. Pandemic. English. Technology.

Biografia do Autor

Hendy Barbosa Santos, Instituto Federal de Rondônia. RO, Brasil.

"Gosto muito de ensinar, sobretudo porque enquanto ensino estou aprendendo". Faço minhas essas palavras do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). Sou Professor e pesquisador, Graduado em Artes - Artes Visuais, graduado em Letras Português / Inglês e Respectivas Literaturas, Mestre em Ensino. Especialista em Metodologia do Ensino de Arte, Especialista em História da Arte, Especialista em Restauração e Conservação de Obra de Artes, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, também em Língua Brasileira de Sinais ? Libras. Atualmente é professor no Instituto Federal de Rondônia ? Campus Jaru. Suas pesquisas nos campos teórico e prático exploram as relações entre arte conceitual, imagético e a crítica artística, tem experiência na área de Artes Artística com ênfase na Arte Contemporânea ? imagético nas releituras. Com experiência na área de Letras, com ênfase em Letramento, Linguística, Literatura Brasileira. Avaliador ad hoc de projetos de pesquisa do IFPE, IFF. Parecista do periódicos: Editora Pimenta Cultura. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas - GEPLALA (Uemasul).

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

NEVES, J. L. G. das .; SANTOS, H. B. . O Uso da Internet como Ferramenta de Estudo em Tempos de Pandemia: uma Experiência em uma Escola Pública Federal da Cidade de Araguatins-TO. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 126–131, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p126-131. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9694. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos