Ensino Remoto em Cenário de Pandemia: o que Dizem os Professores

Autores

  • Kári Lúcia Forneck Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Hendy Barbosa Santos Instituto Federal de Rondônia, RO, Brasil. Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Lesly Diana Pimentel Yong Universidade Federal do Amazonas. AM, Brasil. Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Keylliane de Sousa Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. MA, Brasil. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística. SP, Brasil.
  • Carolina Tais Werlang Universidade do Vale do Taquari, Curso de Letras. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova realidade na dinâmica social das escolas e, com isso, as aulas presenciais foram substituídas pelo contexto da educação remota. Desse modo, esta pesquisa buscou analisar quais os maiores desafios enfrentados pelos professores na perspectiva da educação remota, como adequar sua metodologia a este novo cenário e quais elementos de sua prática docente foram usados para os processos de ensino e aprendizagem. Este artigo, portanto, discute resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os efeitos da pandemia nas práticas pedagógicas. Para tanto, por meio das respostas obtidas a partir da aplicação de um questionário do Google Forms, disponibilizado a professores de diferentes níveis e redes de ensino de regiões do país, pautam-se as discussões nos desafios que os docentes encontram ao trabalharem as práticas pedagógicas no ensino remoto. Utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa e foi feita uma aproximação com a Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Ao se analisar as respostas dos professores, observa-se que educadores e educandos se adaptaram às novas possibilidades de ensino e de aprendizagem. Entretanto, a falta de estratégias para uma melhor distribuição de recursos tecnológicos impactou nos resultados do ensino. Os docentes deixaram claro que a falta de acesso à internet por parte dos alunos gera uma defasagem de aprendizado que seria amenizada se, de fato, as políticas fossem atuantes neste contexto.

Palavras-chave: Educação Remota. Pandemia. Ensino. Políticas Públicas.

Abstract
The Covid-19 pandemic brought a new reality to the schools’ social dynamics, and, with that, face-to-face classes were replaced by the context of remote education. Thus, this research analyzed the greatest challenges faced by teachers from the perspective of remote education, how to adapt their methodology to this new scenario and which elements of their teaching practice were used for teaching and learning processes. This article, therefore, discusses the results of a paper that aimed to investigate the effects of the pandemic on pedagogical practices. To this end, through the responses obtained from the application of a Google Forms questionnaire, available to teachers of different levels and education networks in different regions of the country, the discussions were based on the challenges that teachers face when working pedagogical practices in teaching remotely. Qualitative approach was used as a methodology and made an approximation with the Content Analysis, by Bardin (2016). When analyzing the teachers’ responses, it was observed that educators and students adapted to new teaching and learning possibilities. However, the lack of strategies for a better distribution of technological resources had an impact on teaching results. The professors made it clear that the lack of internet access by students creates a learning gap that would be alleviated if, in fact, the policies were active in this context.

Keywords: Remote Education. Pandemic. Teaching. Public Policy.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

FORNECK, Kári Lúcia; SANTOS, Hendy Barbosa; YONG, Lesly Diana Pimentel; MARTINS, Keylliane de Sousa; WERLANG, Carolina Tais. Ensino Remoto em Cenário de Pandemia: o que Dizem os Professores. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 324–329, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9677. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos