Aprendizagens em Tempos de Pandemia: Narrativas de Estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Autores

  • Edson Gomes Evangelista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p120-125

Resumo

Resumo
A pesquisa da qual decorre este artigo se delineou com fulcro no objetivo: identificar os impactos das novas metodologias mediadas pela interação virtual no processo de aprendizagem de jovens acadêmicos de Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no âmbito do IFMT. Deu-se em dois momentos temporalmente distintos, de junho a novembro de 2020, abril a setembro de 2021, foi realizada com grupos distintos de estudantes do mesmos cursos e modalidades. Sustentou-se, em termos metodológicos na Pesquisa Narrativa. Aponta para a urgência de se repensar as abordagens meramente instrumentais das Tecnologias Digitais no Ensino Remoto Emergencial. Para jovens aprendentes, as interações humanas encetadas tanto no ambiente on-line quanto presencialmente, no espaço escolar, são essenciais. Urge, portanto, que sejam concebidas e implementadas políticas públicas de valoração do profissional docente, possibilitadoras de melhores condições de trabalho, capazes de potencializar a formação continuada e o desenvolvimento profissional, a fim de que possam equalizar as relações estabelecidas com jovens aprendentes, inclusive, na virtualidade ensejada pelo momento pandêmico.

Palavras-chave: Aprendizagem Remota Emergencial. Jovens Aprendentes. Docência em Tempos de Pandemia.

Abstract
The research which this article derives from was outlined with the objective: to identify the impacts of new methodologies mediated by virtual interaction in the learning process of young academics of Technical Courses integrated to High School in IFMT. It took place in two temporally distinct moments, from June to November 2020, April to September 2021, it was carried out with different groups of students from the same courses and modalities. It was sustained, in methodological terms, in Narrative Research. It points to the urgency of rethinking the merely instrumental approaches of Digital Technologies in Emergency Remote Teaching. For young learners, human interactions initiated both in the online environment and in person, in the school space, are essential. It is therefore urgent that public policies which value the teaching profession be designed and implemented, enabling better working conditions, capable of enhancing continued training and professional development, so that they can equalize the relationships established with young learners, including in virtuality brought about by the pandemic.

Keywords: Emergency Remote Learning. Young Learners. Teaching in Pandemic Times.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

EVANGELISTA, Edson Gomes. Aprendizagens em Tempos de Pandemia: Narrativas de Estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 120–125, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p120-125. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9674. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos