Desafios de Estudantes de Odontologia no Ensino Remoto no Brasil, Durante Pandemia de COVID-19

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora. SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4949-529X
  • Maria Bethânia Ramos Calsavara Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0869-4679
  • Aryane Kame Tamanaha Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva em Odontologia. SP, Brasil.
  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5069-8812
  • Tania Adas Saliba Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1327-2913

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p111-119

Resumo

Resumo
Durante a pandemia de COVID-19, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto, porém não havia informações precisas sobre as condições de infraestrutura, preparo dos alunos e docentes para o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento das atividades pedagógicas à distância. Objetivou-se analisar a percepção de acadêmicos de odontologia sobre a utilização das metodologias de Ensino a Distância (EaD) e o estado emocional, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa tipo inquérito, descritiva, quanti-qualitativa, realizada com acadêmicos de odontologia, em uma universidade pública, do Estado de São Paulo. O instrumento do estudo foi empregado em meados de 2020. Foram incluídos 249 formulários preenchidos pelos alunos regularmente matriculados do primeiro ao sexto ano, na Universidade. Os dados foram processados por meio dos softwares Microsoft Excel e IRAMUTEQ 0.7.2.0., empregando-se técnicas de estatística descritiva e Classificação Hierárquica Descendente. Cerca de 89% dos participantes, consideraram-se academicamente prejudicados com a implementação do EaD, 69,88% consideraram-se “muito mais ansiosos” durante a pandemia, e 57,43% relataram que a ansiedade “influenciou muito negativamente” o desempenho acadêmico. As principais vantagens relatadas quanto à utilização da metodologia EaD foram a possibilidade de rever as aulas gravadas, e a comodidade em acompanhar as aulas, em suas próprias casas. As ferramentas tecnológicas possibilitaram a continuidade das práticas de ensino, contudo, grande parte dos alunos se sentiu prejudicada. A pandemia afetou negativamente o estado emocional dos entrevistados, influenciando no desempenho acadêmico. Embora os alunos reconheçam vantagens no emprego do ensino remoto, alguns desafios deverão ser superados.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Odontologia. Coronavirus.

Abstract
During the COVID-19 pandemic, classes were replaced by remote learning, but there was no accurate information about the infrastructure conditions, professors’ and students preparation for the use of Information and Communication Technologies for the development of activities. pedagogical distance learning. The aim was to analyze the dentistry students’ perception about the use of Distance Learning (EaD) methodologies and the emotional state during the COVID-19 pandemic. This is an inquiry-type, descriptive, quanti-qualitative research, carried out with dentistry students at a public university in the state of São Paulo. The study instrument was used in mid-2020. 249 forms filled out by students regularly enrolled from the first to the sixth year at the university were included. Data were processed using Microsoft Excel and IRAMUTEQ 0.7.2.0 softwares, using descriptive statistics and Descending Hierarchical Classification techniques. About 89% of the participants considered themselves academically impaired with the implementation of distance education, 69.88% considered themselves “much more anxious” during the pandemic, and 57.43% reported that anxiety “influenced very negatively” the academic performance. The main advantages reported regarding the use of the EaD methodology were the possibility of reviewing the recorded classes, and the convenience of following the classes, in their own homes. Technological tools enabled the continuity of teaching practices, however, most students felt harmed. The pandemic negatively affected the respondents’ emotional state, influencing the academic performance. Although the students recognize the advantages in using remote learning, some challenges must be overcome.

Keywords: Information Technology. Dentistry. Coronavirus

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba; CALSAVARA , Maria Bethânia Ramos; TAMANAHA, Aryane Kame; GARBIN , Cléa Adas Saliba; SALIBA, Tania Adas. Desafios de Estudantes de Odontologia no Ensino Remoto no Brasil, Durante Pandemia de COVID-19. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 111–119, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p111-119. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9669. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos