Avaliação na Educação Física Escolar: uma Revisão Integrativa sobre os Instrumentos Avaliativos

Autores

  • Sirlene de Paula Universidade Estadual de Maringá, curso de Educação Física. PR. Brasil.
  • Francielli Ferreira da Rocha Romero Universidade Estadual de Maringá, Pós-Graduação em Educação Física. PR. Brasil.
  • Leonardo Cordeiro de Queiroz Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR. Brasil.
  • Maria Carolina Miesse Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR. Brasil.
  • Fernando Lazaretti Onorato Silva Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR. Brasil.
  • Luciana Ferreira Universidade Estadual de Maringá, Curso de Educação Física. PR. Brasil.
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR. Brasil. Universidade Estadual de Maringá, curso de Educação Física. PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p448-453

Resumo

A avaliação no contexto escolar vincula-se diretamente aos processos de ensino e aprendizagem, tendo como sustentação a necessidade de verificar a aprendizagem, participação, potencialidades e dificuldades dos estudantes. Rompendo com a perspectiva de um instrumento classificador, a avaliação coaduna para o planejar, reestruturar e organizar a dialogicidade entre os saberes e conhecimentos tratados no ambiente. Para tanto, objetivou-se apresentar as discussões acerca dos instrumentos avaliativos utilizados no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar. A partir das características da pesquisa qualitativa, com uso d revisão integrativa, utilizou-se como fontes de busca as plataformas Scielo, Doaj, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, tendo como descritores: Avaliação, Educação Física escolar e Escola. Foram encontrados 104 textos na busca inicial, selecionando-se 11 que atenderam os critérios estabelecidos. Observou-se que, as publicações sobre a temática apresentam escassez, evidenciando as produções acadêmicas disseminadas nos anos de 2014, 2019 e 2020. Dos extratos dos periódicos que tratam da problemática, observou-se a predominância de periódicos nos extratos B2, sendo 54% dos estudos referentes ao ensino fundamental I. Os achados suscitam para o fato de que os instrumentos avaliativos tradicionais, como provas e testes classificatórios delineiam os estudos, no entanto, aponta para uma perspectiva de professores buscando romper com os estereótipos e métodos avaliativos, buscando efetivar a avaliação como um processo com sentido e significado dos saberes escolares, considerados em suas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.

Palavras-chave: Processos de Ensino e Aprendizagem. Práticas Corporais. Ensino Escolar.

Abstract
Evaluation in the school context is linked to the teaching and learning processes, sustaining the need to verify students' learning, participation, potentialities, and difficulties. Breaking with the perspective of a classifying instrument, the evaluation combines to plan, restructure, and organize the dialogue between the knowledge and knowledge treated in the environment. To this end, we aimed to present the discussions about the evaluative instruments used in the teaching and learning process in scholar physical education classes. Based on the characteristics of the qualitative research, with the use of integrative review, the Scielo, Doaj, Capes Journal Portal and Google Scholar platforms were used as search sources, with the following descriptors: Evaluation, Scholar Physical Education and School. A total of 104 texts was founded in the initial search, selecting 11 that met the established criteria. It was observed that, the publications on the subject present scarcity, evidencing the academic productions disseminated in the years 2014, 2019 and 2020. From the extracts of the journals that deal with the problem, we observed the predominance of journals in extracts B2, being 54% of the studies related to elementary school I. The findings raise for the fact that the traditional evaluative instruments, as classificatory tests and tests delineate the studies, however, points to a perspective of teachers seeking to break with the stereotypes and evaluative methods, seeking to affect the evaluation as a process with meaning and meaning of school knowledge, considered in its conceptual, procedural and attitudinal dimensions.

Keywords: Teaching and Learning Processes. Body Practices. School Teaching.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

PAULA, Sirlene de; ROMERO, Francielli Ferreira da Rocha; QUEIROZ, Leonardo Cordeiro de; MIESSE, Maria Carolina; SILVA, Fernando Lazaretti Onorato; FERREIRA, Luciana; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Avaliação na Educação Física Escolar: uma Revisão Integrativa sobre os Instrumentos Avaliativos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 448–453, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p448-453. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9645. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos