O Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no Ensino Médio em Tempos de Pandemia da Covid-19

Autores

  • Elaine Gonçalo Bento Instituto Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Docência com Ênfase na Educação Básica. MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3272-7610
  • Gilberto Romeiro de Souza Júnior Instituto Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Docência com Ênfase na Educação Básica. MG, Brasil. Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociologia. PB, Brasil
  • Cláudia Maria Soares Rossi Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p103-110

Resumo

Resumo
Neste artigo científico se busca discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da Educação Básica, utilizando-se o procedimento de uma sequência didática específica. A sequência didática “Competências socioemocionais no Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19” foi desenvolvida em uma instituição de ensino da rede privada, especificamente no 1º ano do segmento do Ensino Médio. O objetivo principal foi desenvolver e aplicar uma sequência didática utilizando o tema as competências socioemocionais, como recurso didático e ferramenta pedagógica em tempos de pandemia da Covid-19, bem como verificar a contribuição das habilidades socioemocionais no processo de ensino eaprendizagem. Como metodologia se propôs a análise e aplicação da sequência didática apresentada neste trabalho, ancorada nos pressupostos teóricos sobre a temática “competências socioemocionais” e respaldada nas orientações da BNCC. A aplicação desta sequência didática em uma turma no 1º ano do segmento do Ensino Médio demonstrou que a abordagem das competências socioemocionais de forma dialogada possibilitou aos alunos o despertar para a reflexão, argumentação e a busca por resolução de problemas, contribuindo para a construção do conhecimento em relação às competências socioemocionais, esses expressaram valores como empatia, autoconhecimento, autogestão, autonomia e cooperação, e expuseram de forma crítica sobre o impacto que as emoções têm na vida das pessoas e como se manifestam na vida cotidiana e escolar, alcançando assim, uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Sequência Didática. Competências Socioemocionais. Ensino Médio. Pandemia da Covid 19.

Abstract
In this scientific article it was aimed to discuss the importance of social and emotional skills in the basic education classroom, using the procedure of a specific didactic sequence. The didactic sequence "Social and emotional skills in high school in times of the Covid-19 pandemic" was developed in a private educational institution, specifically in the first year of the high school segment. The main objective was to develop and apply a didactic sequence using the theme of social and emotional skills as a teaching resource and pedagogical tool in times of the Covid-19 pandemic, as well as to verify the contribution of social and emotional skills in the teaching-learning process. As methodology the analysis and application was proposed of the didactic sequence presented in this paper, anchored in the theoretical assumptions on the theme "social and emotional skills" and supported by the guidelines of the BNCC. The application of this didactic sequence in a class in the 1st year of the high school segment showed that the approach of social and emotional skills in a dialogical way allowed students to awaken to reflection, argumentation and search for problem solving, contributing to the knowledge construction in relation to social and emotional skills, they expressed values such as empathy, self-knowledge, self-management, autonomy and cooperation, and exposed critically the impact that emotions have on people's lives and how they manifest in everyday and school life, thus achieving a significant learning.

Keywords: Didactic Sequence. Socioemotional Competencies. High School. Covid19 Pandemic.

Biografia do Autor

Elaine Gonçalo Bento, Instituto Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Docência com Ênfase na Educação Básica. MG, Brasil.

Pós-graduanda em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Arcos. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). E-mail:elainebento2814@gmail.com

Gilberto Romeiro de Souza Júnior, Instituto Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Docência com Ênfase na Educação Básica. MG, Brasil. Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociologia. PB, Brasil

Pós-graduando em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Arcos. Doutorando e mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e licenciado em Sociologia (FGD). E-mail:  gilbertorsjr@gmail.com

Cláudia Maria Soares Rossi, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos. MG, Brasil.

Pedagoga, Mestre  em educação  pela  Universidade  Federal de  Lavras. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino, Psicopedagogia e Inspeção Escolar. Professora, Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Arcos. E-mail: claudia.rossi@ifmg.edu.br

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

BENTO, E. G.; SOUZA JÚNIOR, G. R. de .; ROSSI, C. M. S. . O Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no Ensino Médio em Tempos de Pandemia da Covid-19. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 103–110, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p103-110. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos