Cegueira Micológica em uma Escola Pública no Município de Humaitá-AM

Autores

  • Luciana Diniz Ferreira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. AM, Brasil.
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p433-437

Resumo

Os fungos são organismos eucarióticos, heterotróficos, obtendo sua alimentação a partir de matéria orgânica inanimada ou nutrindo-se como parasitas de hospedeiros vivos. Estes microrganismos influenciam a vida do homem participando de processos desejáveis ou prejudiciais. Os macrofungos pertencem ao reino Funga e são conhecidos há mais de 3.000 anos pelos povos asiáticos. Com isso, o presente artigo tem como objetivo analisar o conteúdo sobre micologia nos livros didáticos utilizados por uma escola pública por meio de uma revisão bibliográfica e análise dos livros didáticos do 6º, 7º, 8º e 9º anos (um livro de cada) do ensino fundamental II, utilizados na rede municipal. Pretendendo-se com esse projeto analisar os conteúdos sobre micologia nos livros didáticos. De maneira geral, percebe-se que as informações aqui analisadas são trazidas de uma forma bastante simples e repetitiva, e que há uma lacuna de informações que são importantes para o processo de aprendizagem sobre micologia e que vise à busca e o interesse por novos conhecimentos, sendo imprescindível que sejam inseridas outras metodologias e métodos para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas públicas.

Palavras-chave: Biodiversidade. Ensino. Micologia.

Abstract
Fungi are eukaryotic, heterotrophic organisms, obtaining their food from inanimate organic matter or nourishing themselves as parasites on living hosts. These microorganisms influence human life by participating in desirable or harmful processes. Macrofungi belong to the Funga kingdom and have been known for over 3,000 years by Asian peoples. Thus, this article aims to analyze the content about mycology in textbooks used by a public school through a literature review and analysis of textbooks from the 6th, 7th, 8th and 9th grades (one book each) of education fundamental II, used in the municipal network. The intention of this project is to analyze the contents of mycology in textbooks. In general, it is clear that the information analyzed here is presented in a very simple and repetitive way, and that there is a gap of information that is important for the process of learning about mycology and that aims to search for and interest in new knowledge, being essential that other methodologies and methods be inserted to improve the quality of teaching and learning in public schools.

Keywords: Biodiversity. Teaching. Mycology.

Biografia do Autor

Luciana Diniz Ferreira, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. AM, Brasil.

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

FERREIRA, Luciana Diniz; LIMA, Renato Abreu. Cegueira Micológica em uma Escola Pública no Município de Humaitá-AM. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 433–437, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p433-437. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9522. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos