Conhecimento dos Alunos Acerca do Coronavírus e a Contribuição da Cartilha de Orientações Preventivas do Programa Saúde na Escola

Autores

  • Fernanda Almeida Fettermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências Químicas da Vida e Saúde. RS, Brasil. Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.
  • Marlise Grecco de Souza Silveira Coordenadoria Regional de Educação. RS, Brasil.
  • Cristiane Gobbi Prefeitura Municipal de Uruguaiana. RS, Brasil.
  • Taiane Acunha Escobar Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências Químicas da Vida e Saúde. RS, Brasil.
  • Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso Prefeitura Municipal de Uruguaiana. RS, Brasil.
  • Camila Severo Nunes Escola Estadual de Educação Básica Dr. Lauro Dornelles. RS, Brasil.
  • Rita Freitas Ribeiro Pessano Prefeitura Municipal de Uruguaiana. RS, Brasil.
  • Laura Ilarraz Massia Prefeitura Municipal de Uruguaiana. RS, Brasil.
  • Roger Cezário Santos da Silva Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p98-102

Resumo

Resumo
Em março de 2020, as aulas escolares presenciais foram suspensas em decorrência da pandemia do Coronavírus e, com isso, a educação escolar passou a ser desenvolvida em ensino remoto. Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos alunos acerca do Coronavírus e os impactos causados na vida escolar e na vida cotidiana como um todo e investigar a contribuição da cartilha de orientações preventivas acerca do contágio por Coronavírus, do Programa Saúde na Escola, relacionando sua efetiva ação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem desta temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no mês de julho de 2020. Participaram da pesquisa alunos de uma escola de Ensino Básico na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário on-line enviado via e-mail. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa foi realizada com 21 alunos com idades entre 13 e 16 anos, os alunos apontaram a morte como a principal característica desse vírus e consideram que as medidas no combate da pandemia são suficientes para prevenir a disseminação e contágio do vírus, também, consideram que a vacinação é a solução para combater a pandemia. Com a pesquisa foi possível perceber que muitos alunos detém o conhecimento sobre a pandemia e sobre os cuidados necessários para que a doença não seja transmitida para outras pessoas.

Palavras-chave: Programa de Saúde da Família. Pandemia. Promoção da Saúde.

Abstract
In March 2020, face-to-face school classes were suspended due to the Coronavirus pandemic and thus, the school education started to be developed in remote learning. This study aimed to identify the students' knowledge about Coronavirus and the impacts it causes on school life and everyday life as a whole, and investigate the booklet contribution of preventive guidelines on Coronavirus contagion, from the School Health Program, relating its effective pedagogical action in the teaching-learning process of this theme. This is a qualitative research carried out in July 2020. Students from a basic education school in the West Frontier of Rio Grande do Sul participated in the research. Data collection was carried out through an online form sent via e- mail. Data analysis was performed using Bardin's Content Analysis. The survey was conducted with 21 students aged between 13 and 16 years, the students pointed out death as the main characteristic of this virus and consider that measures to combat the pandemic are sufficient to prevent the spread and virus contagion, they also consider that vaccination is the solution to fight the pandemic. With the research, it was possible to notice that many students have knowledge about the pandemic and about the necessary care so that the disease is not transmitted to other people.

Keywords: Family Health Program. Pandemic. Health Promotion.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

FETTERMANN, Fernanda Almeida; SILVEIRA, Marlise Grecco de Souza; GOBBI, Cristiane; ESCOBAR, Taiane Acunha; CARDOSO, Paula Ernestina Leal de Oliveira; NUNES, Camila Severo; PESSANO, Rita Freitas Ribeiro; MASSIA, Laura Ilarraz; SILVA, Roger Cezário Santos da. Conhecimento dos Alunos Acerca do Coronavírus e a Contribuição da Cartilha de Orientações Preventivas do Programa Saúde na Escola . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 98–102, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p98-102. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9509. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos