Mentoring: Estratégia Educacional no Ensino Médico

Autores

  • Adriana Pagan Tonon Centro Universitário Padre Albino, curso de Medicina. SP, Brasil. Universidade de Araraquara, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química. SP, Brasil.
  • Ana Maria Falsarella Universidade de Araraquara, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7495-4366
  • Ricardo Alessandro Teixeira Gonzaga Centro Universitário Padre Albino, curso de Medicina. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7495-4366

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p511-515

Resumo

O artigo trata do emprego do mentoring (mentoria) em curso de graduação em medicina. Apresenta estudo cujo objetivo foi avaliar e analisar, da perspectiva dos alunos, experiência de mentoria realizada em uma faculdade privada do interior de São Paulo. Mentoria se refere a uma estratégia de ensino e aprendizagem com foco na interação pedagógica, em que um profissional mais experiente orienta o desenvolvimento de iniciantes. O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, sendo objeto de análise e de avaliação promovida pelo Centro Acadêmico da instituição (nov. 2019), mediante questionário disponibilizado a alunos do 1º ao 3º ano de medicina, que participaram do processo de mentoria durante o ano, e respondido on-line. Os dados foram tabulados, organizados e analisados com base em bibliografia pertinente. Concluiu-se que o Programa de Mentoria: contribuiu para a humanização, tanto da vida acadêmica, quanto da formação para o futuro exercício profissional; possibilitou aproximação e o estabelecimento de vínculos solidários entre professores e alunos. Observou-se que o perfil do mentor, como influenciador de futuros profissionais de medicina, foi relevante para a adesão positiva da maioria dos alunos. Espera-se que o estudo apresentado possa contribuir para aperfeiçoamento do programa em tela e sirva como base norteadora para programas semelhantes.

Palavras-chave: Formação do Profissional em Medicina. Mentoria como Estratégia de Ensino e Aprendizagem. Interação Pedagógica.

Abstract
The article deals with the use of mentoring in an undergraduate medical course. It presents a study whose objective was to evaluate and analyze, from the students' perspective, a mentoring experience carried out in a private college in the interior of São Paulo. Mentoring refers to a teaching and learning strategy focused on pedagogical interaction, when a more experienced professional guides the beginner’s development. The study was carried out through documentary research, the object of analysis being the evaluation promoted by the Academic Center of the institution (2019), through a questionnaire made available to students from the 1st to the 3rd year of medicine who participated in the mentoring process during the year, and answered online. The data were tabulated, organized and analyzed based on the relevant bibliography. It was concluded that the Mentoring Program: contributed to the humanization, both of academic life, and of training for the future professional practice; made possible the approximation and the establishment of solidary bonds between professors and students. It was observed that the mentor’s profile, as an influencer of future medical professionals, was relevant to the positive adherence of most students. It is hoped that the study presented here can contribute to the improvement of the program in question and serve as a guiding basis for similar programs.

Keywords: Professional Training in Medicine. Mentoring as a Teaching and Learning Strategy. Pedagogical Interaction.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

TONON, Adriana Pagan; FALSARELLA , Ana Maria; GONZAGA , Ricardo Alessandro Teixeira. Mentoring: Estratégia Educacional no Ensino Médico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 511–515, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p511-515. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9487. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos