Licenciaturas em Educação do Campo e a Formação de Professores para o Ensino de Ciências Humanas e Sociais: Análise Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p423-432

Resumo

Este texto apresenta uma investigação que teve como objetivo analisar as matrizes curriculares de quatro Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC) da Região Nordeste com a habilitação em Ciências Humanas e Sociais. Em parâmetros metodológicos se caracteriza como uma pesquisa qualitativa que fez uso da análise documental de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) como técnica de produção de dados. O foco de estudo nas matrizes curriculares das licenciaturas condiz à análise dos Núcleos de Estudos Específicos de formação docente. Como apontamento final se destaca, entre outras ponderações, que nas LEDOC pesquisadas os Núcleos de Estudos Específicos aparecem com pouca atenção, em termos de horas, se comparados aos demais núcleos curriculares. Isso denota uma tentativa de romper com a perspectiva bacharelesca nas licenciaturas presente, historicamente, no âmbito da formação docente. Pontua-se ainda que a Educação do Campo não emerge como conteúdo curricular associado às disciplinas (áreas) da habilitação em Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, demarca-se a ausência de um diálogo que inter-relacione as áreas da habilitação (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) com temas da Educação do Campo.

Palavras-chave: Formação de Professores do Campo. Currículo. Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Matrizes Curriculares.

Abstract
This text presents an investigation that aimed to analyze the curricular matrices of four Degrees in Rural Education in the Northeast Region with qualification in Human and Social Sciences. In methodological parameters, it is characterized as a qualitative research that made use of document analysis of Pedagogical Course Projects as a data production technique. The focus of study in the degrees curricular matrices is consistent with the analysis of the Specific Studies Nucleus of teacher training. As a final note, it is highlighted, among other considerations, that in the LEDOC researched the Specific Studies Nucleus appear with little attention, in terms of hours, when compared to other curricular nuclei . This denotes, in our view, an attempt to break with the bachelor's perspective on teaching degrees historically present in the context of teacher education. It is also pointed out that Rural Education does not emerge as a curricular content associated with the subjects (areas) of qualification in Humanities and Social Sciences. In this sense, the absence of a dialogue that interrelates the areas of qualification (History, Geography, Sociology and Philosophy) with themes of Rural Education is demarcated.

Keywords: Field Teachers Training. Résumé. Humanities and Social Sciences Teaching. Curriculum Matrices.

Biografia do Autor

Ramon Roseno Alves, Universidade Federal Rural do Semiárido, Programa de Pós-Graduação em Ensino, RN, Brasil.

Licenciando em Educação do Campo, habilitação em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UFERSA, cota do CNPq. Discente do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Educação do Campo, da UFERSA.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semiárido, Programa de Pós-Graduação em Ensino, RN, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da UFERSA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA). 

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

ALVES, Ramon Roseno; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Licenciaturas em Educação do Campo e a Formação de Professores para o Ensino de Ciências Humanas e Sociais: Análise Curricular. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 423–432, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p423-432. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9478. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos