Arquiteturas Pedagógicas: um Olhar a Partir do Planejamento Docente com Foco na M-Learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p414-422

Resumo

Este estudo apresenta a construção de Arquiteturas Pedagógicas (AP) com foco na m-learning (aprendizagem móvel) como uma possibilidade para realização de planejamentos docentes incluindo os Dispositivos Móveis (DM). Sendo assim, destaca-se que uma AP é formada por quatro aspectos sendo esses: organizacionais, de conteúdo, metodológico, tecnológico que se inter-relacionam com as estratégias para, neste caso, ensinar e aprender a partir dos DM. Para tanto, a metodologia empregada foi o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa. O público-alvo foi composto por 20 estudantes de uma disciplina de seminário avançado, ofertada por um curso de Pós-Graduação em uma Universidade pública do Sul do país. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades no ambiente virtual Moodle, com destaque para a construção de AP para utilização dos dispositivos móveis e a disponibilização de um questionário para avaliar essa atividade. Como resultados, verificou-se que os estudantes desconheciam o conceito e a estrutura de uma arquitetura pedagógica. Sendo assim, na realização da disciplina e dessa atividade, eles identificaram que as AP podem ser utilizadas como uma forma de planejamento e de inovação nas práticas escolares com foco na m-learning explorando as funcionalidades dos dispositivos móveis.

Palavras-chave: Arquiteturas Pedagógicas. Dispositivos Móveis. Planejamento.

Abstract
This study presents the Pedagogical Architectures (AP) construction with a focus on m-Learning (mobile learning) as a possibility to carry out teacher planning including Mobile Devices (DM). Thus, it is highlighted that a PA is formed by four aspects, namely: organizational, content, methodological, technological, which are interrelated with the strategies for, in this case, teaching and learning from DM. Therefore, the methodology used was case study, with a qualitative approach. The target audience was composed of 20 students of an advanced seminar subject, offered by a graduate degree course at a public university in the south of the country. Data collection was carried out through activities in the Moodle virtual environment, with emphasis on the AP construction for the use of mobile devices and the availability of a questionnaire to assess this activity. As a result, it was found that students were unaware of the concept and structure of a pedagogical architecture. Thus, upon carrying out the subject and this activity, they identified that AP can be used as a form of planning and innovation in school practices with a focus on m-learning, exploring the functionalities of mobile devices.

Keywords: Pedagogical Architectures. Mobile Devices. Planning.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

SONEGO, Anna Helena Silveira; BEHAR, Patricia Alejandra; ABEGG, Ilse. Arquiteturas Pedagógicas: um Olhar a Partir do Planejamento Docente com Foco na M-Learning. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 414–422, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p414-422. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9433. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos