Letramento Informacional no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Dayse Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4933-6333
  • Diôgo Pereira Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica. RN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0159-4117

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p407-413

Resumo

O Letramento Informacional (LI) pode ser compreendido como uma prática social que induz o indivíduo a acessar, localizar e usar a informação de maneira que contribua para a ascensão individual e social. Partindo dessa concepção, a sociedade vem produzindo uma quantidade significativa de informações e os indivíduos devem identificar e filtrar as fontes de pesquisas que são fidedignas. Além disso, fazer o uso devido da normalização que contribui, não só para a escrita acadêmica, mas para não ocorrer o plágio acadêmico. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo trabalhar as práticas oriundas do Letramento Informacional com os discentes do Curso Meio Ambiente do Ensino Médio Integrado (EMI), por meio de uma oficina de pesquisa. Os recortes trabalhados durante a oficina foram: fontes de informação, normalização, plágio acadêmico e uso da biblioteca. Como metodologia se fez uso de rodas de conversas, mediadas pela análise de conteúdo. Quanto à coleta de dados, foram utilizados questionários. O estudo se caracterizou por uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo e quantitativo. Os resultados demostram que os discentes já tinham algumas percepções à luz do Letramento Informacional. Entretanto, as práticas oriundas do LI demandam tempo e participação docente junto ao bibliotecário. É necessário criar caminhos que sejam instigantes e facilitadores, para fomentar o processo do letramento informacional desde o Ensino Médio.

Palavras-chave: Pesquisa Orientada. Plágio Acadêmico. Normalização. Biblioteca.

Abstract
Information Literacy (IL) can be understood as a social practice that induces the individual to access, locate and use information in a way that contributes to individual and social elevation. Starting from this idea, our society has been producing a significant amount of information and the individuals have to identify and filter the research sources that are reliable. In addition to that, they must make due use of the normalization that contributes, not only to academic writing, but also so that plagiarism does not occur. Thus, this study aims to work the IL practices with the Integrated High School (IHS)’s Environmental Course students. The cut-offs worked with during the workshop were: sources of information, normalization, academic plagiarism and the use of the library. As methodology, round-table conversations were used, mediated by content analysis. As for data collection, questionnaires were utilized. The study was characterized as a research-action, qualitative and quantitative in nature. The results show that the students already had some ideas regarding IL. However, these are practices that demand time and the participation of both teacher and librarian. It is necessary to create ways that are thought-provoking and facilitating, so that the process of informal literacy is promoted since high school.
Keywords: Oriented Research. Academic Plagiarism. Normalization. Library.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

SANTOS, Dayse Alves dos; BEZERRA, Diôgo Pereira. Letramento Informacional no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 407–413, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p407-413. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9423. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos