Percepção dos Docentes Quanto às Atividades Remotas no Curso de Medicina Durante a Pandemia da Covid-19

Autores

  • Franciely Zem Faculdades Pequeno Príncipe, curso de Medicina. PR, Brasil.
  • Luana Lussoli Faculdades Pequeno Príncipe, curso de Medicina. PR, Brasil.
  • Luiza Dal Berto Faculdades Pequeno Príncipe, curso de Medicina. PR, Brasil.
  • Mariana Xavier Faculdades Pequeno Príncipe, curso de Medicina. PR, Brasil.
  • Monica Oenning Schmoeller Rohden Faculdades Pequeno Príncipe, curso de Medicina. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p93-97

Resumo

Resumo
A pandemia causada pela Covid-19 causou mudanças na estrutura de ensino entre os estudantes e professores do curso de medicina. As atividades tiveram de ser adaptadas ao ensino de forma remota, cuja regulação tem sido estabelecida através de portarias estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), exceto as aulas práticas em laboratório. Neste novo panorama, os professores necessitam de uma postura educacional inovadora, de estratégias educacionais diversificadas, de competências de comunicação, de capacidade de problematização da temática e de gerenciar a participação de todos os integrantes do grupo. Com base nisso, buscou-se avaliar a percepção dos docentes sobre as atividades remotas em medicina durante a pandemia da Covid-19. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos docentes se sentiu sobrecarregada, ansiosa ou depressiva, sendo que metade necessitou de suporte psicológico. Sobre a rotina de trabalho, a maioria dos docentes afirmou que seu tempo de preparo das aulas aumentou e existiu um impacto negativo sobre o trabalho com a mudança. As maiores dificuldades apontadas foram a interação com os estudantes, o tempo necessário para o planejamento das aulas, mudanças na dinâmica de trabalho, manejo dos recursos virtuais e plataformas de ensino e criatividade para elaborar atividades de ensino. Para os docentes entrevistados, esta nova realidade de ensino impactará, tanto de forma positiva quanto negativa, na prática médica dos futuros profissionais.

Palavras-chave: Docentes. Covid-19. Educação Médica

Abstract
The pandemic caused by COVID-19 caused changes in the education structure among medicine school students and professors. The activities had to be adapted to remote teaching, whose regulation has been established through ordinances by the Ministry of Education (MEC), except for laboratory practices. In this new scenario, professors need an innovative educational posture, diversified educational strategies, communication skills, ability to discuss the subject, and manage the participation of all group members. Based on that , it was aimed to evaluate the professors’ perception about remote activities in medicine during the COVID-19 pandemic. The results found show that most of the professors felt overwhelmed, anxious or depressed, and half of them needed psychological support. About the work routine, most of the professors stated that their preparation time for classes increased and there was a negative impact about working with this change. The major difficulties pointed out were the interaction with students, the time needed to plan classes, changes in workplace dynamics, management of virtual resources, and teaching and creativity to develop teaching activities. For the professors’interviewees, this new reality of teaching will impact, both positively and negatively, the medical practice of future professionals.

Keywords: Faculty. COVID-19. Medical Education.

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

ZEM, Franciely; LUSSOLI, Luana; DAL BERTO, Luiza; XAVIER, Mariana; ROHDEN, Monica Oenning Schmoeller. Percepção dos Docentes Quanto às Atividades Remotas no Curso de Medicina Durante a Pandemia da Covid-19. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 93–97, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p93-97. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9418. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos