Aprendizagem de Conceitos Científicos e Desenvolvimento do Pensamento: um Olhar para o Livro Didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p397-406

Resumo

O movimento de negação da ciência que temos assistido nos últimos anos nos levou a refletir sobre o baixo impacto da educação escolar no desenvolvimento do pensamento da população. Para compreender esse fenômeno, realizamos uma pesquisa que teve como objetivo analisar a relação entre o ensino ofertado e as operações de pensamento que ele requer. Como objeto de análise, selecionamos um livro didático de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural. Neste artigo, destacamos a análise de dois aspectos: o modo como o livro apresenta as relações entre conceitos e como estabelece a relação dos conceitos com os fenômenos da realidade. Os dados coletados e analisados indicam que a ciência apresentada se limita a catalogar e classificar os fenômenos, não se revelando como uma atividade humana com método próprio para compreender a realidade para além de sua aparência externa e nela intervir. Esse modo de organização do ensino contribui para a manutenção do pensamento empírico e não favorece a formação do pensamento teórico, dificultando que os conceitos científicos exercam sua função mediadora na inteligibilidade do real. Este fato, pode ser um dos fatores que levam algumas pessoas escolarizadas a não reconhecerem a ciência como uma ferramenta importante para interagir com o mundo.

Palavras-chave: Aprendizagem Conceitual. Pensamento Teórico. Material Didático. Organização do Ensino. Teoria Histórico-Cultural.

Abstract
The denial of science constantly insisted upon during the last years makes us discuss on the low impact of schooling education on the development of thought on people in general. So that this phenomenon may be understood, a research has been conducted to analyze the relationship between the teaching provided and the thought operations required. A Science textbook for the first years of basic education was selected for the documental and qualitative research based on the Historical and Cultural Theory. The analysis of two aspects are underlined: the manner the textbook presents the relationship between concepts and how it establishes the relationship of concepts with phenomena. Collected and analyzed data show that Science, as given, is limited to a cataloguing and classification of phenomena. It is not shown as a human activity with its own method to understand reality beyond its external appearance and to intervene in it. This type of teaching organization contributes towards the maintenance of empirical thought and fails to favor the formation of theoretical thought, making difficult that scientific concepts exercise their mediating functions in the intelligibility of reality. The above may be one of the factors that make schooled people to not acknowledge science as an important tool for our interaction with the world.

Keywords: Conceptual Learning. Theoretical Thought. Didactic Material. Organization of Learning. Historical and Cultural Theory.

Biografia do Autor

Bruna Lorena Bacaro, Universidade Estadual de Maringá. PR, Brasil.

Pedagoga, Professora da Educação Básica e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

SFORNI, Marta Sueli de Faria; BACARO, Bruna Lorena. Aprendizagem de Conceitos Científicos e Desenvolvimento do Pensamento: um Olhar para o Livro Didático. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 397–406, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p397-406. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9390. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos