Estudo sobre os Planos de Aula com a Temática Orientação Sexual Disponibilizados no Portal do Professor

Autores

  • Joelma Corneau Couto Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Ciências Biológicas. RS, Brasil.
  • Leonardo Avila Novaes Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Ciências Biológicas. RS, Brasil.
  • Liliana Berté Fontana Universidade Federal de Santa Maria, Ciências Biológicas. RS, Brasil.
  • Luciana Richter Universidade Federal de Santa Maria. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6920-3226
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8263-7539

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p387-396

Resumo

O estágio se constitui como uma oportunidade para os licenciandos desenvolverem novas habilidades didáticas e aprenderem através da pesquisa. Nesse sentido, este trabalho faz parte do Estágio de Intervenção Educacional das Ciências Biológicas, o qual objetivou analisar e caracterizar as aulas relacionadas à temática “Orientação Sexual”, encontradas no Espaço da Aula do Portal do Professor, do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, contando com um corpus de análise composto por 50 planos de aula. A leitura dos mesmos possibilitou a categorização, análise e reflexão por parte dos pesquisadores. Os planos abrangeram o período de 2009 a 2020, contendo planos de 2009 a 2014, de quatro regiões do Brasil. A estrutura dos planos de aula foi bem organizada em mais de 90% deles, os quais continham introdução, objetivos, metodologia, referencial teórico, conclusão e referências. A categorização foi realizada para os conteúdos propostos, recursos didáticos e tipo de avaliação (conceitual, procedimental e/ou atitudinal). Foi possível identificar a prevalência do ensino tradicional e dos recursos audiovisuais na maioria dos planos de aula, destacando que os mesmos visam a transmissão de conhecimento. Destaca-se a importância do ensino da temática nas escolas, visando orientações para prevenção, proteção, aceitação, respeito, direitos e deveres. Para isso, as escolas e os professores devem estar devidamente qualificados para assumir tal função educativa, proporcionando uma formação de valores e atitudes com visão crítica e reflexiva aos alunos.

Palavras-chave: Planejamento Educacional. Planejamento de Aula. Sexualidade.

Abstract
The internship is an opportunity for graduates to develop new teaching skills and learn through research. In this sense, this work is part of the Educational Intervention Internship in Biological Sciences, which aimed to analyze and characterize the classes related to the theme "Sexual Orientation", found in the Classroom of the Portal do Professor, from the Ministry of Education (MEC). The research has a qualitative and quantitative approach, with a corpus of analysis composed of 50 lesson plans. Reading them allowed the researchers to categorize, analyze and reflect. The plans covered the period from 2009 to 2020, containing plans from 2009 to 2014, from four regions of Brazil. The structure of the lesson plans was well organized in more than 90% of them, which contained an introduction, objectives, methodology, theoretical framework, conclusion and references. The categorization was performed for the proposed contents, didactic resources and type of evaluation (conceptual, procedural and / or attitudinal). It was possible to identify the prevalence of traditional teaching and audiovisual resources in most of the lesson plans, highlighting that they aim at the transmission of knowledge. The importance of teaching the theme in schools is highlighted, aiming at guidelines for prevention, protection, acceptance, respect, rights and duties. To this end, schools and teachers must be properly qualified to assume such an educational function, providing students with a formation of values and attitudes with a critical and reflective view.

Keywords: Educational Planning. Lesson Planning. Sexuality.

Biografia do Autor

Luciana Richter, Universidade Federal de Santa Maria. RS, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, Professora Adjunta no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria. RS, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências, Professora adjunta no curso de Ciências Biológicas e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

COUTO, Joelma Corneau; NOVAES, Leonardo Avila; FONTANA, Liliana Berté; RICHTER, Luciana; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. Estudo sobre os Planos de Aula com a Temática Orientação Sexual Disponibilizados no Portal do Professor. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 387–396, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p387-396. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9368. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos