Desafios do Tempo Imediato: a Educação Brasileira em Tempos de Pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p600-607

Resumo

Resumo
Este trabalho analisa a legislação federal emitida durante a pandemia da Covid-19 para fornecer subsídios acerca das implicações deste momento nas práticas educativas e na vida escolar. Para tanto, foram consultados o Diário Oficial da União e o acervo do Conselho Nacional de Educação, de forma virtual, permitindo localizar portarias, pareceres e demais normativas que regulamentaram as ações durante este momento. Assim, a pesquisa possui abordagem documental, qualitativa e bibliográfica, analisando a documentação à luz do referencial teórico da história do tempo imediato e das concepções de ensino presencial, remoto e não presencial. O estudo aponta alguns entendimentos sobre a ação governamental no período, a qual ocorreu de forma lenta e aquém do esperado diante da gravidade da pandemia.

Palavras-chave: História. Ensino. Legislação Federal de Ensino.

Abstract
This paper analyzes the federal legislation issued during the Covid-19 pandemic to provide information about the implications of this moment for educational practices and school life. Therefore, the Brazilian Federal Gazette and the collection of the National Council of Education were consulted, virtually, allowing to find ordinances, opinions and other regulations that regulated the actions during this moment. Thus, the research has a documentary, qualitative and bibliographic approach, analyzing the documentation in the light of the theoretical framework of the immediate time history and the concepts of in-person, remote and not-in-person teaching. The study points out some understandings about government action in the period, which took place slowly and below expectations due to the seriousness of the pandemic.

Keywords: History. Teaching. Federal Teaching Legislation.

Biografia do Autor

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. MA, Brasil

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão (UMEA) e Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO). Professor do Instituto Federal do Maranhão, Campus Presidente Dutra.

Márcia Pereira de Oliveira, Instituto Federal do Piauí. PI, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Assistente em Administração no Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central.

Vicencia Rozilda Gomes Pinheiro, Instituto Federal do Maranhão. MA, Brasil.

Doutoranda em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora do InsInstituto Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. 

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

SILVEIRA, Thiago Coelho; OLIVEIRA, Márcia Pereira de; ROZILDA GOMES PINHEIRO, Vicencia. Desafios do Tempo Imediato: a Educação Brasileira em Tempos de Pandemia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 600–607, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p600-607. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9362. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos