Uma Análise da Disciplina Didática da Matemática em Documentos de Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições Públicas Brasileiras

Autores

  • Claudia Maria Witt Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. PR, Brasil.
  • Maria Lucia Panossian Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5847-4485

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p378-386

Resumo

Ao se pensar no modo de organização do ensino da disciplina Didática da Matemática presente no currículo da Licenciatura em Matemática, surgem questionamentos: qual seu papel na formação inicial do professor que ensinará Matemática? Que contribuições seus conhecimentos trazem ao futuro professor? De que modo seu ensino está organizado para que corresponda ao papel que se espera dessa e proporcione as contribuições almejadas? Buscando respostas, foi estabelecido como objetivo, identificar e caracterizar a disciplina nas propostas dos cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas brasileiras. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa documental on-line. Por meio dessa foram encontrados 130 cursos autorizados, com 39 documentos disponíveis e coletados, os quais possibilitaram a análise de 27 dos 43 cursos que incluem esta disciplina em seu currículo. A análise das Matrizes Curriculares permitiu identificar e reconhecer algumas de suas características, e de suas Ementas, reconhecer se a disciplina assume uma visão geral do processo de ensino da Matemática ou anuncia a adoção de uma tendência teórica específica; se na organização do seu ensino, os conteúdos matemáticos são considerados como eixo norteador da disciplina e quais aspectos teóricos e práticos são adotados na organização do seu ensino. Conclui-se que não existe consenso sobre quais conhecimentos da área Didática da Matemática são necessários ao professor em formação, ou sobre a definição dos conteúdos programáticos que apresentam variações entre os cursos. Os resultados alcançados instigam outras investigações sobre possíveis modos de organização do ensino da disciplina visando, assim, potencializar sua contribuição à formação docente.

Palavras-chave: Formação Inicial Docente. Elementos Identificadores e Caracterizadores da Disciplina. Organização do Ensino.

Abstract
When we think about the teaching organization of the Mathematics Discipline Teaching present in the Mathematics Degree curriculum, questions arise: What is its role in the initial training of the teacher who will teach Mathematics? What contributions does its knowledge bring to the future teacher? How is its teaching organized to match the role expected of it and provide the desired contributions? Seeking answers, we established as an objective, to identify and characterize the discipline in the proposals of the Mathematics Teaching Degree courses of Brazilian public institutions. The methodological procedure adopted was online documental research. Through it, we found 130 authorized courses, with 39 documents available and collected, which made it possible to analyze 27 of the 43 courses that include this discipline in their curriculum. The analysis of Curriculum Matrices allowed us to identify and recognize some of their characteristics, and of their Syllabuses, to recognize whether the discipline assumes an overview of the Mathematics teaching process or announces the adoption of a specific theoretical trend; if in the organization of its teaching, the mathematical contents are considered as the discipline guiding axis and which theoretical and practical aspects are adopted in the organization of its teaching. It is concluded that there is no consensus on what knowledge in the Mathematics Teaching area is necessary for the teacher in training, or on the definition of program contents that vary among the courses. The results achieved instigate further investigations into possible ways of organizing the discipline teaching, thus aiming to enhance its contribution to teacher training.

Keywords: Initial Teacher Training. Identifying and Characterizing Elements of the Discipline. Teaching Organization.

Biografia do Autor

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. PR, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

WITT, Claudia Maria; PANOSSIAN, Maria Lucia. Uma Análise da Disciplina Didática da Matemática em Documentos de Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições Públicas Brasileiras. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 378–386, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p378-386. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9360. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos