Percepções Discentes Acerca do Uso de Metodologias Ativas em Cursos de Graduação em Fisioterapia: uma Revisão Narrativa

Autores

  • Tainá Fernandes Universidade Federal do Pampa, Curso de Fisioterapia. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8037-8075
  • Renata Godinho Soares Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2386-2020
  • Maurício Tatsch Ximenes Carvalho Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. RS, Brasil; e Centro Universitário da Região da Campanha. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6679-2854
  • Andréia Caroline Fernandes Salgueiro Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4770-2379

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A formação do profissional de saúde de hoje deve ser voltada para que este seja capaz de refletir de forma consciente as problemáticas reais. Neste sentido, percebe-se que, cada vez mais, o ensino através de métodos ativos se torna relevante para uma compreensão mais ampla e aprofundada de conceitos e desenvolvimento do protagonismo discente. Assim, este estudo buscou verificar as percepções de discentes da graduação em Fisioterapia sobre a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2020 nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Education Resources Information Center (ERIC), Microsoft Academic e Periódicos da CAPES, utilizando os descritores “aprendizado ativo”; “metodologias ativas”; “fisioterapia”; “estudantes”, e o operador booleano AND. A busca resultou em 223 estudos. Destes, apenas 09 foram selecionados por atenderem a todos os critérios da pesquisa. A utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem é percebida pelos discentes a partir de aspectos positivos e negativos. Dentre outras características, destaca-se como pontos positivos a autenticidade, o comprometimento, a reflexão crítica, o raciocínio clínico e o trabalho em grupo. Como pontos negativos, enfatizou-se a incerteza quanto aos conteúdos a serem estudados, o tempo para preparação e a falta de comprometimento do grupo de estudo. O papel do professor foi apontado tanto como um aspecto positivo como negativo. Ressalta-se a importância de realização de mais pesquisas na área, bem como a necessidade de capacitação dos professores para a utilização de metodologias ativas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino Superior. Metodologia de Ensino. Aprendizagem.

Abstract
The training of today's health professionals should be aimed at being able to consciously reflect on real problems. In this sense, it is noticed that, increasingly, teaching through active methods becomes relevant for a broader and deeper understanding of concepts and development of student protagonism. Thus, this study sought to verify the perceptions of undergraduate students in Physiotherapy about the use of active methodologies in the teaching-learning process. This is a narrative review. Data collection was performed in July and August 2020 in the databases: Virtual Health Library (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Education Resources Information Center (ERIC), Microsoft Academic and CAPES Journals, using "active learning"; "active methodologies"; "physiotherapy" and "students" as descriptors, and the Boolean operator “AND”. Search resulted in 223 studies. Of these, only 09 were selected because they met all research criteria. Use of active teaching-learning methodologies is perceived by students from positive and negative aspects. Among other characteristics, authenticity, commitment, critical reflection, clinical reasoning and group work stand out as positive points. As negative points, the uncertainty regarding the contents to be studied, the time for preparation and the lack of commitment of the group were emphasized. Teacher’s role was pointed out both as a positive and a negative aspect. It is emphasized the importance of conducting more research in the area, as well as the need for training teachers to use active methodologies in the classroom.

Keywords: Higher Education. Teaching Methodology. Learning.

Biografia do Autor

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS.

Maurício Tatsch Ximenes Carvalho, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. RS, Brasil; e Centro Universitário da Região da Campanha. RS, Brasil.

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Física – Universidade Federal de Pelotas. Professor no Centro Universitário da Região da Campanha, campus Bagé/RS.

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil.

Pós Doutorado em Educação em Ciências – Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

FERNANDES, T.; SOARES, R. G. .; CARVALHO, M. T. X.; SALGUEIRO, A. C. F. . Percepções Discentes Acerca do Uso de Metodologias Ativas em Cursos de Graduação em Fisioterapia: uma Revisão Narrativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 317–323, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9354. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos