Reorganização do Biologando na Usina Ciência-UFAL: Caminhos para a Melhoria da Educação Não-Formal em Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p370-377

Resumo

Dentre os espaços que promovem a aprendizagem, os Centros de Ciência, ganham destaque por meio da Educação Não-Formal que busca promover o compartilhamento do conhecimento científico com todos os públicos, tendo sua prática baseada em oportunizar essa compreensão de forma acessível e adaptada. Assim, essa pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição da reorganização do projeto de extensão Biologando na Usina Ciência UFAL, no período de 2018 a 2019, para o aperfeiçoamento do Espaço de Educação Não-Formal e Divulgação Científica no estado de Alagoas. Para realizar essa pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, a observação não participante e um questionário aplicado para os mediadores de biologia da Usina Ciência UFAL, com a perspectiva de ouvi-los quanto às mudanças ocorridas no espaço e a contribuição dessas mudanças para a atuação do espaço no atendimento ao público e divulgação científica. Como resultado, percebemos que a reorganização proporcionou um melhor desenvolvimento da Educação Não-Formal nesse espaço, garantindo maior interação e aprendizagem. Assim, foi possível visualizar que a reorganização possibilitou um maior estímulo na construção do conhecimento científico nesse espaço com diversos públicos. Desse modo, se faz necessário elucidar a importância do processo de avaliação para qualquer atividade de ensino, visto que a reestruturação partiu desse processo entre os mediadores e estagiários durante a prática do Estágio Supervisionado.

Palavras-chave: Divulgação Científica. Espaço Não-Formal. Centros de Ciência.

Abstract
Among the spaces that promote learning, Science Centers gain prominence through Non-Formal Education that seeks to promote the sharing of scientific knowledge with all audiences, having its practice based on providing this understanding in an accessible and adapted way. Thus, this research aimed to investigate the contribution of the reorganization of the Biologando extension project at the UFAL Science Plant, in the period from 2018 to 2019, to the improvement of the Non-Formal Education and Science Dissemination Space in the state of Alagoas. To carry out this research, we chose a qualitative approach, non-participant observation and a questionnaire applied to the biology mediators of the UFAL Science Plant, with the perspective of listening to them regarding the changes that occurred in the space and the contribution of these changes to the performance of the space in serving the public and scientific dissemination. As a result, we noticed that the reorganization provided a better development of Non-Formal Education in this space, ensuring greater interaction and learning. Thus, it was possible to see that the reorganization enabled a greater stimulus in the construction of scientific knowledge in this space with diverse audiences. Thus, it is necessary to clarify the importance of the evaluation process for any teaching activity, since the reorganization was based on this process among mediators and trainees during the Supervised Internship practice.

Keywords: Scientific dissemination. Non-Formal Space. Science Centers.

Biografia do Autor

Bibiane de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas. AL, Brasil.

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas. Foi monitora do Setor de Práticas Pedagógicas, nas disciplinas de Estágio Supervisionado 1, 2 e 4. Faz parte do Laboratório de Práticas e Ensino de Biologia (LAPEBIO). É vice presidenta da gestão Manguaba do Centro Acadêmico Enraizando em Terras Secas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (2018-2020 ). Participa do Projeto de Extensão Biologando na Usina Ciência: o diálogo sobre a educação não formal e o cotidiano de ciências e biologia no estado de Alagoas e do projeto de Extensão Ensino por Investigação e suas potencialidades para o ensino de biologia. Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) investigando acerca dos Laboratórios de Ciências no Ensino de Biologia. A área de atuação abrange Práticas e Ensino de Biologia e Formação de Professores de Biologia, com ênfase na temática dos Laboratórios de Ciências e Ensino por Investigação.

Ana Julia Soares Santana, Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores. AL, Brasil.

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Alexandre Rodrigues da Conceição, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. PR, Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas.

Aleilson da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. AL, Brasil.

Estudante de doutorado em Educação - Universidade Federal de Alagoas
Mestre em Ensino de Ciências - Universidade Federal de Sergipe
Professor da Rede estadual de Ensino - Secretaria de Estado de Educação de Alagoas  

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores. AL, Brasil. Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. AL, Brasil.

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C Simões. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo Ensino de Ciências. Coordenadora junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFAL(2018- 2020). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI- UECE). Especialista em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Faculdade ATENEU e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências (ABRAPEC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), Universidade Federal do Ceará (UFC).Membro do Grupo: Formação de Professores e Ensino de Ciências - UFAL . Atua na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

SANTOS, Bibiane de Fátima; SANTANA, Ana Julia Soares; CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da; RODRIGUES, Aleilson da Silva; MOTA, Maria Danielle Araújo. Reorganização do Biologando na Usina Ciência-UFAL: Caminhos para a Melhoria da Educação Não-Formal em Alagoas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 370–377, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p370-377. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9322. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos