Espaços e Ambientes na Educação Infantil: a Organização Promove Envolvimento?

Autores

  • Eliane Dominico Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Pedagogia /PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2320-4036
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Pedagogia /PR, Brasil. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
Os espaços e ambientes na Educação Infantil são reconhecidos como elementos importantes na organização e vivência de experiências significativas nessa etapa do ensino. O artigo objetiva refletir sobre as implicações pedagógicas da organização espacial nas instituições que trabalham com crianças de 0 a 3 anos de idade. Trata-se de pesquisa qualitativa, com estudo exploratório em duas instituições públicas de Educação Infantil, cujos dados fazem parte de pesquisa de mestrado. Foram realizadas observações de práticas, de registros fotográficos e entrevistas com as gestoras. Parte-se da compreensão das finalidades da Educação Infantil, reconhece-se o espaço-ambiente bem-organizado como promotor do desenvolvimento das crianças e se dedica a problematizar os contextos investigados como foco na organização dos espaços, nas relações vividas nesses e no que colaboram ou limitam o envolvimento dos sujeitos. Foi possível compreender como as crianças e adultos usam, se apropriam e interagem nesses ambientes, a partir dos limites e possibilidades decorrentes da sua organização, sendo evidente a vigilância sobre os deslocamentos e interações e verbalizações dos adultos que restringem movimentos das crianças. Este cenário explicitou os espaços-ambientes investigados como implicados no constrangimento de corpos e mentes infantis, comprometendo o envolvimento entre os pares e o protagonismo infantil, limitando interações e brincadeiras e, consequentemente, a efetivação de uma Educação Infantil de qualidade.

Palavras-chave: Organização Espacial. Creches. Relações de Poder.

Abstract
The spaces and environments in Early Childhood Education are recognized as important elements in the organization and experience of significant experiences in this stage of teaching. The article aims to reflect on the pedagogical implications of spatial organization in institutions that work with children from 0 to 3 years old. It is a qualitative research, with an exploratory study in two public institutions of Early Childhood Education, whose data are part of a master's research. Observations of practices, photographic records and interviews with the managers were carried out. It was started from the understanding of the purposes of Early Childhood Education, the well-organized space-environment was recognized as a promoter of children's development and effort was paid to problematize the contexts investigated as a focus on the organization of spaces, in the relationships lived in them and in what collaborates or limits the subjects’ involvement. It was possible to understand how children and adults use, appropriate and interact in these environments based on the limits and possibilities resulting from their organization, being evident the vigilance about the displacements and interactions and verbalizations of adults that restrict children's movements. This scenario explained the investigated spaces-environments as implicated in the constraint of children's bodies and minds, compromising the involvement between peers and children's protagonism, limiting interactions and games and, consequently, the realization of a quality Early Childhood Education.

Keywords: Spatial Organization. Nurseries. Power Relations.

Biografia do Autor

Eliane Dominico, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Pedagogia /PR, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil. Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. E-mail: nane_dominico@hotmail.com

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Pedagogia /PR, Brasil. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR, Brasil.

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR; Doutora em educação pela USP.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

DOMINICO, Eliane; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Espaços e Ambientes na Educação Infantil: a Organização Promove Envolvimento?. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 309–316, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9314. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos