A Prioridade do Ensino Remoto Emergencial (ERE): Desafios e Aprendizagens

Autores

  • Antonio Jarbas Barros de Moraes Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia. CE, Brasil.
  • Francisco Valderi Marques Universidade Estadual Vale do Acaraú, CE, Brasil
  • Mirna Andrade Bezerra Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Meio Ambiente. PI, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p78-87

Resumo

Resumo
O ensino remoto adotado como alternativa ao distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 trouxe para a educação desafios, oportunidades, novas e velhas problemáticas quanto à formação integral do estudante e à prática docente. O objetivo deste artigo foi refletir sobre as experiências com as ferramentas didáticas disponíveis na escola e Internet, tais como: livro didático, o Meet, YouTube, Podcast, transmissões ao vivo e Grupos de WhatsApp, aliadas às metodologias utilizadas remotamente no ensino da EEF João Paulino, em Viçosa do Ceará, município do Estado brasileiro do Ceará, em 2020. A metodologia proposta se baseia em uma breve revisão bibliográfica, relato das experiências docentes e utilização das ferramentas supracitadas. O desenvolvimento das atividades no ano letivo foi avaliado pelos estudantes com a aplicação de um questionário por meio do Google Forms. O caráter emergencial do ensino implicou desafios interdisciplinares motivados pela união dos componentes curriculares de História, Ciências e Geografia. Entre os obstáculos se ressalta a falta de equipamentos especializados para aulas on-line. No entanto, a articulação didática rompeu fronteiras meramente disciplinares. A vinculação de componentes curriculares orientou a interdisciplinaridade para além de uma relação de afinidade conteudista. Diante disso, observa-se que a realidade pandêmica produz, na escola, uma dinâmica de práticas diversificadas oriundas da criatividade docente.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Interdisciplinaridade. TDIC’s. BNCC.

Abstract
The remote teaching education adopted as an alternative to the social distance imposed by the COVID-19 pandemic brought to education challenges, opportunities, new and old problems regarding the student’s integral formation and the teaching practice. The purpose of this article was to reflect on the experiences with teaching tools available at school and on the Internet, such as: textbook, Meet, YouTube, Podcast, live streams and Whatsapp groups, allied to the methodologies used remotely in the teaching of EEF João Paulino, in Viçosa do Ceará, municipality of the Brazilian state of Ceará, in 2020. The proposed methodology is based on a brief bibliographic review, report on teaching experiences and use of the aforementioned tools. The development of activities in the school year was assessed by the students with the application of a questionnaire through Google Forms. The emergency nature of teaching implied interdisciplinary challenges motivated by the union of the curricular components of History, Sciences and Geography. Among the obstacles, the lack of specialized equipment for online classes is highlighted. However, the didactic articulation broke through merely disciplinary boundaries. The linking of curricular components guided interdisciplinarity beyond a relationship of content affinity. Due to that, it was observed that the pandemic reality, at school, produces a dynamic of diversified practices arising from teaching creativity.

Keywords: Remote Education. Interdisciplinarity. TDIC’s. BNCC.

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

MORAES, Antonio Jarbas Barros de; MARQUES, Francisco Valderi; BEZERRA, Mirna Andrade. A Prioridade do Ensino Remoto Emergencial (ERE): Desafios e Aprendizagens . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 78–87, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p78-87. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9296. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos