Educação Patrimonial como Tema Transversal no Ensino Médio Integrado: um Olhar dos Professores em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Regiane de Souza Oliveira Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Educação Profissional e Tecnológica. AC, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2023-8350
  • Mário Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Educação Profissional e Tecnológica. AC, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1835-5056

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
O presente estudo pretendeu identificar a existência ou não de algum processo de educação patrimonial (EP) no Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco, pelos docentes, junto aos alunos do Ensino Médio Integrado. A abordagem da pesquisa é qualitativa, cuja natureza é aplicada e com objetivo exploratório. A coleta de dados ocorreu com aplicação de questionário aos professores atuantes nos cursos técnicos integrados em Edificações, Informática para Internet e Redes de Computadores. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin (2016), a partir da detecção de eixos temáticos mais representativos. Os resultados evidenciaram, nos níveis de acesso e concepção, que os docentes não possuem formação ou complementação pedagógica sobre EP. A maioria dos participantes aponta a inexistência de incentivo ao tema nas relações entre equipe pedagógica-professor e professor-aluno. Os profissionais narram cenas de manuseio inadequado de bens públicos, opinam sobre a potencialidade de a EP mudar esse cenário e, ainda, mostram atração a material didático de apoio, que facilite essa abordagem no processo de ensino e aprendizagem. Propõe-se que os professores recebam incentivos institucionais para trabalharem a temática junto aos alunos, na perspectiva de que a docência e a gestão de ensino, a partir de formações continuadas ou complementações pedagógicas, consigam inserir a EP sob o viés transversal.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Educação Patrimonial. Transversalidade.

Abstract
The present study intended to identify the existence or not of some heritage education (HE) process at Federal Institute of Acre, Campus Rio Branco by teachers with Integrated High School students. The research approach is qualitative, whose nature is applied and with exploratory objective. Data collection took place with the application of questionnaire to teachers working in the integrated technical courses in Buildings, Internet Computing and Computer Networks. Bardin's (2016) categorical content analysis technique was used, based on the detection of more representative thematic axes. The results showed, at the levels of access and conception, that the teachers do not have training or pedagogical complementation on HE. Most participants point out the absence of incentive to the theme in the relationships between pedagogical team-teacher and teacher-student. The professionals narrate scenes of improper handling of public properties, give their opinion on the potential for HE to change this scenario, and also show attraction to support didactic material that facilitates this approach in the teaching and learning process. It is proposed that teachers receive institutional incentives to work with the students, in the perspective that teaching and teaching management, from continuous training or pedagogical complementations can insert HE under the transversal bias.

Keywords: Integrated High School. Heritage Education. Transversality.

Biografia do Autor

Regiane de Souza Oliveira Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Educação Profissional e Tecnológica. AC, Brasil.

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco.

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Educação Profissional e Tecnológica. AC, Brasil.

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFAC/Campus Rio Branco. Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC). Graduado em Ciências Econômicas (UFAC).

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

FARIAS, Regiane de Souza Oliveira; PEDROZA LOBÃO, Mário Sérgio. Educação Patrimonial como Tema Transversal no Ensino Médio Integrado: um Olhar dos Professores em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 299–308, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9294. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos