O Papel das Circunstâncias no Esforço Individual Observado

Autores

  • Lauro César Bezerra Nogueira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia. RN, Brasil. Universidade Federal Rural do Semiárido. RN, Brasil.
  • Wallace Patrick S. F. Souza Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia. PB.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
Segundo a literatura tradicional de Igualdade de Oportunidades, especificamente a Roemer's Identification Axiom (RIA), dois indivíduos com diferentes níveis de oportunidade, mas pertencentes ao mesmo percentil da sua distribuição condicionada – resultado – ao seu conjunto de circunstâncias, empreendem o mesmo nível de esforço. Diante disso, este estudo busca investigar se uma das principais hipóteses assumidas pela moderna teoria de Igualdade de Oportunidades se mantém. Para tanto, adotou-se uma estratégia empírica desenvolvida em Bourguignon et al. (2007), em que é assumida uma relação de dependência entre as variáveis de circunstância e de esforço. Inicialmente são utilizadas apenas informações do vetor de variáveis circunstanciais correspondem a 336.286 estudantes naturais de 58 países de todos os Continentes. Na segunda estimação, é utilizado o vetor de variáveis que expressam o esforço, sendo um total de 225.629 estudantes pertencentes a todos os países analisados na primeira etapa. Os principais resultados apontam uma influência das circunstâncias individuais sobre o esforço observado variando entre 2,3% a 2,8%. Em outras palavras, nos dados analisados a RIA não é validada. Diante desses resultados, ao menos duas inferências parecem viáveis: i) há efeitos das circunstâncias sobre o esforço individual despendido; e ii) a magnitude desse efeito se situa em torno de 15% do total da desigualdade injusta observada no exame.

Palavras-chave: Igualdade de Oportunidades Educacionais. RIA. Efeitos Indiretos das Circunstâncias.

Abstract
According to the traditional Equality of Opportunity literature, specifically the Roemer's Identification Axiom (RIA), two individuals with different levels of opportunity, but belonging to the same percentile of their conditioned distribution - result - to their set of circumstances, undertake the same level of effort. Therefore, this paper investigates whether one of the main hypotheses assumed by the modern theory of Equal Opportunities remains. To this end, an empirical strategy developed by Bourguignon et al. (2007) was adopted, in which a dependency relationship between the circumstance and effort variables is assumed. Initially, only information from the vector of circumstantial variables is used, corresponding to 336,286 natural students from 58 countries on all continents. In the second estimation, the vector of variables that express the effort is used, with a total of 225,629 students belonging to all the countries analyzed in the first stage. The main results indicate an influence of individual circumstances on the observed effort, varying between 2.3% to 2.8%. In other words, in the analyzed data, the RIA is not validated. Due to these results, at least two inferences seem viable: i) there are effects of the circumstances on the individual effort spent; and ii) the magnitude of this effect is around 15% of the total unfair inequality observed in the test.

Keywords: Equal Educational Opportunities. RIA. Indirect Effects of the Circumstances.

Biografia do Autor

Lauro César Bezerra Nogueira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia. RN, Brasil. Universidade Federal Rural do Semiárido. RN, Brasil.

Dr. em Economia. Professor do Programa de Pós Graduação em Economia - PPGE/UERN

Wallace Patrick S. F. Souza, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia. PB.

Professor Dr. do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

NOGUEIRA, Lauro César Bezerra; SOUZA, Wallace Patrick S. F. O Papel das Circunstâncias no Esforço Individual Observado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 288–298, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9292. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos