Condição Camponesa no Brasil: a Prática da Luta pela Terra como Processo Educativo

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
Neste artigo se discute a luta pela terra, enquanto prática social geradora de processos educativos, situando-a no contexto específico das experiências de agricultores viventes no Assentamento Santa Helena, localizado no meio rural de São Carlos, município do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, fundamenta-se teórica e conceitualmente o eixo analítico desta perspectiva de produção de conhecimento, a partir das categorias práticas sociais e processos educativos, entendendo que as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos se constituem, enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos, que se projetam no tempo-espaço, a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. De forma específica, busca-se compreender a diversidade das experiências observadas no contexto das relações estabelecidas pelos agricultores com a terra de trabalho ao longo de suas distintas trajetórias de vida, historicamente condicionadas pelas formas concretas de apropriação e distribuição com que se objetifica a estrutura fundiária no Brasil. Por meio da análise fenomenológica dos dados de campo, obtidos pelas entrevistas realizadas com agricultores/as assentados/as por programas estatais de reforma agrária, argumenta-se que tal condição institui experiências educativas que se expressam no interior do processo de produção e reprodução social capitalista brasileiro, por meio de situações de expropriação, marginalização e exploração de um lado, e de luta e resistência, de outro.

Palavras-chave: Práticas Sociais. Educação Camponesa. Questão Agrária Brasileira.

Abstract
In this paper, the struggle is discussed for land as a social practice that generates educational processes, situating it in the specific context of the farmers’ experiences living in Santa Helena settlement, located in the rural area of São Carlos, in the state of São Paulo. In order to do so, the analytical axis of our knowledge production perspective is theoretically and conceptually based from the social practices and educational processes categories, understanding that the social practices experienced daily by human beings constitute essentially as an intersubjective praxis, generating educational processes projected in time-space from problematic gnoseological situations of social reality. Specifically, it was aimed to understand the diversity of experiences observed in the relationships established by farmers with the work land throughout their different life trajectories. Historically conditioned by concrete forms of appropriation and distribution in which the landownership structure is objectified in Brazil. Through phenomenological analysis of field data, obtained through interviews with farmers settled by state agrarian reform programs, it is argued that this condition institutes the educational experiences that are expressed within the Brazilian capitalist social production and reproduction process, through situations of expropriation, marginalization and exploitation in one side, and struggle and resistance in the other.

Key words: Social Practices. Peasant Education. Brazilian Agrarian Issue.

Biografia do Autor

Diogo Marques Tafuri, Universidade Federal de São Carlos. SP, Brasil.

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2019), tem experiência profissional em Economia Solidária com ênfase em Finanças Solidárias, Comércio Justo e Solidário, Planejamento Econômico, Comercialização da Agricultura Familiar, Educação Popular e Economia e Finanças de Comunidades Sustentáveis. Integra o quadro de sócios da Cooperativa de Trabalho e Assessoria Técnica, Extensão Rural e Meio Ambiente (Amater) e da Associação Ecovila Tibá de São Carlos.

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação. SP, Brasil.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC), 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal (ICS/UL), 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar).

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

TAFURI, Diogo Marques; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Condição Camponesa no Brasil: a Prática da Luta pela Terra como Processo Educativo . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 279–287, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9290. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos