Inserção na Universidade Pública e Permanência Estudantil: Estudante na Corda Bamba

Autores

  • Edvan Washington Pereira da Silva Universidade Federal de São Paulo, Curso de Psicologia. SP, Brasil.
  • Maria Inês Badaró Moreira Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
O presente artigo procura realizar um recorte de um estudo de revisão de literatura e de um relato de experiência para a discussão do fenômeno da permanência estudantil em instituições públicas de Educação Superior, com o objetivo de inserir um conjunto de reflexões e de contribuições teóricas que possam estabelecer novos pontos de problematização e de articulação a respeito da discussão das temáticas de permanência estudantil e assistência estudantil em instituições públicas de Ensino Superior. Primeiramente, o texto procura investigar a organização das políticas de acesso e permanência estudantil nas décadas de 2000 e 2010 no sistema de Educação Superior Federal, principalmente, por meio do REUNI e do PNAES, explicitando características como a organização legislativa e política que subsidiou a construção desses programas governamentais. Posteriormente, traz referenciais teóricos diversos, traduzidos em conceitos como “sofrimento ético-político”, “inclusão perversa”, “legítimo herdeiro”, “permanência material” e “permanência simbólica”, além de outros aportes teóricos, de modo a examinar e ilustrar a experiência relatada por um estudante em sua trajetória universitária. Por fim, nas considerações finais, o texto pondera sobre as necessidades da política de permanência estudantil em relação às questões orçamentárias e quais são os impactos observados dessa política na inclusão ou exclusão de estudantes universitários.

Palavras-chave: Educação Superior. Sistema de Cotas. Assistência Estudantil.

Abstract
The present article aims to outline a study of literature review and an experience report to discuss the phenomenon of student permanence in public institutions of higher education, with the aim of inserting a set of reflections and theoretical contributions that can establish new points of problematization and articulation regarding the discussion of the themes of studentpermanence and student assistance in public institutions of higher education. Firstly, the text seeks to investigate the organization of student access and permanence policies in the 2000s and 2010s in the federal higher education system, mainly through REUNI and PNAES, explaining characteristics such as the legislative and political organization that subsidized the construction of such government programs. Subsequently, it brings different theoretical references, translated into concepts such as “ethical-political suffering”, “perverse inclusion”, “legitimate heir”, “material permanence” and “symbolic permanence”, in addition to other theoretical contributions, in order to examine and illustrate the experience reported by a student in his or her university career. Finally, in the final considerations, the text considers the needs of the student permanence policy in relation to budgetary issues and what are the observed impacts of this policy on the inclusion or exclusion of university students.

keywords: Higher Education. Quotas System. Student Assistance.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SILVA, Edvan Washington Pereira da; MOREIRA, Maria Inês Badaró. Inserção na Universidade Pública e Permanência Estudantil: Estudante na Corda Bamba. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 272–278, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9284. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos