Relação Professor-Aluno e Afetividade: um Estudo Sobre Dissertações e Teses Produzidas nos Últimos Sete Anos

Autores

  • Luciano Amorim Cordeiro Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Angelica da Fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2435-9240

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p593-599

Resumo

Resumo
Este artigo analisa dissertações e teses brasileiras, produzidas entre 2013 e 2020, que investigam questões ligadas à relação professor-aluno e à afetividade observadas nos anos finais do Ensino Fundamental. Para desenvolver este estudo, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), por meio da qual se buscou, na Plataforma Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estudos que tratassem da temática aqui apresentada. Utilizando os critérios de inclusão e exclusão foram selecionadas uma tese e três dissertações. Para esta pesquisa foram consideradas como categorias de análise: objetivo, fundamentação teórica, participantes envolvidos, procedimentos de coleta de dados e principais resultados. Nas investigações analisadas foram observados indícios de consenso quanto ao papel fundamental desempenhado pelo professor nas relações de afetividade. É por meio da elaboração de situações contextualizadas e de uma condução que prioriza o bom relacionamento com seus alunos que são identificadas melhorias nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, proporcionado por uma aprendizagem significativa. De modo geral, a análise dos estudos permitiu identificar que há poucas produções que abordam a temática, uma vez que se foram encontradas apenas duas pesquisas desenvolvidas em programas de Educação Matemática, apontando a necessidade do desenvolvimento de pesquisas.

Palavras-chave: Educação Matemática. Relações Afetivas. Revisão Sistemática de Literatura.

Abstract
This article analyzes Brazilian dissertations and theses, produced between 2013 and 2020, which investigate issues regarding the teacher-student relationship and affectivity observed in the final years of elementary school. In order to develop this study, a Systematic Literature Review (RSL) was carried out through which studies that dealt with the theme presented here were searched, in the Brazilian Digital Platform of Theses and Dissertations (BDTD) and in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes),. Using the inclusion and exclusion criteria, a thesis and three dissertations were selected. For this research, the following analysis categories were considered: objective, theoretical foundation, participants involved, data collection procedures and main results. In the investigations analyzed, there was evidence of consensus regarding the fundamental role played by the teacher in the affection relationships. It is through the elaboration of contextualized situations and a conduct that prioritizes the good relationship with their students that improvements in the Mathematics teaching and learning processes are identified, provided by a meaningful learning. In general, the analysis of the studies allowed to identify that there are few productions that address the theme, since it was found only two researches developed in Mathematics Education programs pointing out the need for the development of studies.

Keywords: Mathematical Education. Affective Relationships. Systematic Literature Review.

Biografia do Autor

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Docente dos programas de Pós Graduação: Educação Matemática UNIAN e Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

CORDEIRO, Luciano Amorim; SILVA, Angelica da Fontoura Garcia. Relação Professor-Aluno e Afetividade: um Estudo Sobre Dissertações e Teses Produzidas nos Últimos Sete Anos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 593–599, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p593-599. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9273. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos