O Panorama Moral e Social no Fazer Docente em Campo Grande-MS e suas Escolhas Éticas: Dilemas e Implicações

Autores

  • Antonio Sales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Saúde. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Clodoaldo Almeida dos Santos Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul
  • Erlinda Martins Batista Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Luis Mauro Neder Meneghelli Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Engenharia Elétrica. MS. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p217-224

Resumo

Resumo
Este trabalho discute os problemas éticos cuja contextualização abrange as vivências de seus autores, em suas práticas pedagógicas, mais especificamente, os contextos escolares de escolas públicas, nos quais se colocam diariamente os professores, diante do número crescente de profissionais da educação que se ausentam do trabalho amparados em atestados médicos ou laudos psiquiátricos, em razão de adoecimento no trabalho docente, em seu contexto escolar. O objetivo geral foi analisar os problemas éticos enfrentados por professores da rede de educação básica pública, bem como suas consequências para professores e para a educação como um todo. Como hipótese de tal projeto se supõe que o professor não está preparado para gerenciar os conflitos éticos decorrentes da sua prática docente. A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa em educação sobre a observação sistemática da participação dos professores em palestras utilizadas como oficinas para a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS em maio de 2019, nas quais foram aplicados questionários sobre os problemas éticos com os que eles têm se defrontado. Os resultados foram coletados a partir das respostas aos questionários. As análises das respostas obtidas nessa abordagem permitiram alcançar percepções, impressões e intuições fundamentais para a conclusão de caráter subjetivo.

Palavras-chave: Dificuldades Docentes. Problemas Escolares. Prática Pedagógica. Eticidade.

Abstract
This work discusses on the ethical problems whose contextualization encompasses the experiences of their authors, in their pedagogical practices, more specifically, the public schools contexts, in which teachers are placed daily, in view of the growing number of education professionals who are absent from education. work supported by medical certificates or psychiatric reports, due to illness in the teaching work, in their school context. The general objective was to analyze the ethical problems faced by teachers in the public basic education network, as well as their consequences for teachers and for education as a whole. As a hypothesis of such a project, it is assumed that the teacher is not prepared to manage the ethical conflicts arising from his or her teaching practice. The methodology used was qualitative research in education on the systematic observation of the teachers’ participation in lectures used as workshops for the Municipal Education Network of Campo Grande, MS in May 2019, in which questionnaires about ethical problems were applied with them which they have been facing. Results were collected from the responses to the questionnaires. The analysis of the responses obtained in this approach allowed to reach fundamental perceptions, impressions and intuitions for the conclusion of a subjective character.

Keywords: Teacher’s Difficulties. School Problems. Pedagogical Practice. Ethics.

Biografia do Autor

Antonio Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Saúde. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Professor Doutor Docente Sênior em Curso de Pós- Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Clodoaldo Almeida dos Santos, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Letras e Mestre em Educação

Erlinda Martins Batista , Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Mestre e Doutora em Educação, Docente da Universidade UNIDERP-Anhanguera,

Luis Mauro Neder Meneghelli, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Engenharia Elétrica. MS. Brasil.

Mestrando do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNIDERP. Professor da UNIDERP do curso de Engenharia Elétrica.

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Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos