Plano de Desenvolvimento da Escola: Eficácia, Eficiência ou Retrocesso

Autores

  • Maria Ireide Andrade de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2008v9n1p%25p

Resumo

O presente artigo faz um recorte da pesquisa do curso de doutorado intitulada: PDE: uma política educacional de gerenciamento nas escolas. O objetivo da pesquisa é conhecer os resultados do plano de desenvolvimento da escola (PDE), a partir da sua proposta de descentralização da educação, nas escolas do município de Manaus. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Com abordagem quantitativo-qualitativa que atende aos interesses desta investigação. O estudo apresentou alguns dados que permitiram uma reflexão sobre o programa fundescola e seu principal produto PDE, que é impregnado de conceitos como descentralização, autonomia e participação. Os principais resultados apontaram que o modelo de gestão instituído pelo PDE não atende com eficácia seu objetivo de solucionar problemas como a repetência, abandono escolar e a má qualidade do ensino.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE QUEIROZ, Maria Ireide Andrade. Plano de Desenvolvimento da Escola: Eficácia, Eficiência ou Retrocesso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2008v9n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/922. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos