Evidência de Validade da Estrutura Interna: Fase Prévia da Aprendizagem Autorregulada - Estudantes Universitários

Autores

  • Flávia Márcia Oliveira Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação em Saúde. SE, Brasil.
  • Gleice Ellen de Souza Santana Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Terapia Ocupacional. SE, Brasil.
  • Viviane Fonseca Santos Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Terapia Ocupacional. SE, Brasil.
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A autorregulação da aprendizagem é um processo fundamental para o desenvolvimento da autonomia do estudante. Considerando a complexidade e as exigências da formação superior em saúde, foi construída uma Escala de Autorregulação da Aprendizagem para Estudantes Universitários relacionada à fase prévia do modelo de fases cíclicas de Zimmerman. Este estudo teve como objetivo apresentar evidências de validade interna da escala. Para isso, um instrumento com 35 (trinta e cinco) itens estruturados em escala de Likert de 5 pontos foi aplicado em duas populações com características distintas (n1=161 estudantes - diferentes períodos e currículos estruturados em metodologias tradicionais e ativas; n2=248 estudantes – ingressantes em metodologias ativas). A média de idade foi entre 22 e 19 anos, respectivamente, e a maioria se autodeclarou como pertencente ao sexo feminino e com formação na rede pública do Ensino Básico. Os dados foram submetidos à análise paralela, na qual foi indicada a presença de três dimensões: crenças de autoeficácia; fatores motivacionais; e análise de tarefa. A concordância entre os itens da versão final do instrumento aplicado nas diferentes amostras foi igual a 87,5%. Foi possível concluir que o instrumento apresentou adequação à abordagem da fase de antecipação da aprendizagem autorregulada, uma vez que alcançou níveis satisfatórios de consistência interna e validade do construto.

Palavras-chave: Modelo de Fases Cíclicas. Autorregulação da Aprendizagem. Validade do Construto. Confiabilidade. Formação Superior em Saúde.

Abstract
Self-regulated learning is a key process for promoting the student’s autonomy. Considering the complexity and requirements for health professional formation, a Self-regulation Scale was constructed for University Students to analyze the forethought phase of Zimmerman´s cyclical phase model. The aim of this study was to address evidence for the validity e reliability. A 35-item questionnaires designed in 5-point Likert scale was applied to university students by different campuses (n1=161: health courses and all the semesters based on active or passive teaching methodologies, and n2=24: first semester of health courses based on active learning). The means of age distributions were 22 and 19 years, respectively. Most students were women, and completed high school in public institutions. Using parallel analysis, three factors were realized: task analysis, self-motivation beliefs, and self-efficacy. The agreement of items among the samples was 87.5%. It can be concluded that instrument adequately represents forethought phase of self-regulation since satisfactorily levels of internal reliability, and construct validity were achieved.

Keywords: Cyclical Phase Model. Self-Regulation of Learning. Construct Validity. Reliability. Higher Education Health Professions.

Biografia do Autor

Gleice Ellen de Souza Santana, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Terapia Ocupacional. SE, Brasil.

Departamento de Terapia Ocupacional, Graduação, Bolsista de Iniciação Científica.

Viviane Fonseca Santos, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Terapia Ocupacional. SE, Brasil.

Departamento de Farmácia, Graduação, Bolsista de Iniciação Científica. 

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. SP, Brasil.

Departamento de Psicologia, Doutorado em Psicologia. 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, F. M.; SANTANA, G. E. de S. .; SANTOS, V. F. .; NORONHA, A. P. P. Evidência de Validade da Estrutura Interna: Fase Prévia da Aprendizagem Autorregulada - Estudantes Universitários. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 252–263, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9211. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos