Tecnologias Digitais na Educação e sua Importância para a Prática Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n5p714-719

Resumo

Resumo
O presente trabalho discute sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação e sua importância para a prática docente, principalmente, no contexto atual, no qual o ensino remoto tem se destacado. Tem como objetivo analisar os desafios encontrados pelos professores para trabalhar com tecnologias digitais na escola, tendo em vista que, apesar da necessidade de uso dessas tecnologias, muitos professores encontram dificuldades formativas para a inserção das mesmas no ensino. A metodologia utilizada neste trabalho contou com a pesquisa bibliográfica, a partir da revisão da literatura e com a pesquisa on-line, a partir da aplicação de um questionário a professores da Educação Básica através do google forms, analisado através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que, apesar das dificuldades dos professores em trabalhar com tecnologias digitais, a maioria dos informantes se mostrou aberta e está fazendo uso regular dessas, em sua prática pedagógica, a partir de diferentes ferramentas, que têm sido apresentadas neste contexto pandêmico.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Prática Pedagógica. Processo de Ensino-Aprendizagem

Abstract
The current study discusses the use of digital information and communication technologies in education and its importance for teaching practice, especially in the current context, in which remote teaching has been highlighted. It aims to analyze the challenges faced by teachers to work with digital technologies at school, bearing in mind that, despite the need to use these technologies, many teachers encounter formative difficulties in their insertion in teaching. The methodology used in this work included bibliographic research, through the literature review and on-line research, from the application of a questionnaire to basic education teachers through google forms, analyzed through Bardin’s content analysis. The results showed that, despite the teachers’ difficulties in working with digital technologies, most of the informants were open and are making regular use of them in their pedagogical practice from different tools that have been presented in this pandemic context.

Keywords: Remote Teaching. Pedagogical Practice. Teaching-Learning Process.

Biografia do Autor

Gilberto Santos Almeida, Faculdade do Nordeste da Bahia, Curso de Pedagogia. BA, Brasil.

Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia.

José Batista de Souza, Faculdade do Nordeste da Bahia, Curso de Pedagogia. BA, Brasil.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia e das redes municipal e estadual de ensino da Bahia. Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON - UFS, e do Paidéia - FANEB.

Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho, Faculdade do Nordeste da Bahia, Curso de Pedagogia. BA, Brasil.

Doutorado em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS/2019). Mestrado em Educação (UFS/2013); Graduação em Pedagogia (UVA,2004); Licenciatura em Língua Portuguesa (FACIBA-2013). Especialização em Metodologias de Ensino para Educação Básica (UFS, 2009),Especialização em Gestão Escolar (Faculdade João Calvino, 2012), Especialização em Libras e em Atendimento Educacional Especializado- AEE (FAVENI/2019), é Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais (UFS); Pesquisadora do Observatório de Educação (UFS). Atualmente é professora efetiva da rede municipal de ensino no município de Coronel João Sá/BA ) e do Estado de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação, Educação Indígena, Educação do Campo e Classe Multisseriada. No Ensino Superior tem experiências com tutoria na Universidade Federal de Sergipe (UFS), como docente na Faculdade Zacarias de Góes e coordenação de cursos de especialização na Faculdade João Calvino.

Daniele Santana de Melo, Faculdade do Nordeste da Bahia, Curso de Pedagogia. BA, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Professora e Cordenadora do Curso de Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Culturas Digitais pela Universidade Federal de Sergipe e do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia pela Faculdade do Nordeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos