A Importância do Conselho Escolar para a Democratização da Gestão em uma Escola Municipal em Imperatriz-MA

Autores

  • Tályta Carine da Silva Saraiva UFPI
  • Danielle Marques da Silva Vieira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n5p709-713

Resumo

Resumo
O Conselho Escolar é um órgão deliberativo, composto por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar que em parceria com a Gestão Escolar, constitui um instrumento de alta relevância no que diz respeito ao fortalecimento do processo democrático e, consequentemente, ao enfrentamento dos problemas que surgem no ambiente escolar. Esse estudo surgiu da necessidade de averiguar algumas problemáticas encontradas nas escolas, principalmente nas municipais, que devem ser informadas ao Conselho Escolar: a falta de acompanhamento do aprendizado dos filhos por parte dos pais, professores com poucas práticas pedagógicas, gestão sem democracia, dentre outros. O presente artigo tem como finalidade verificar a importância do Conselho Escolar para a democratização da gestão. Nesse sentido, desenvolvemos essa pesquisa sob uma abordagem qualitativa em campo com aplicação de questionário com abrangência exploratória disponibilizado aos docentes da instituição. Com base nos resultados, observou-se que na escola há um Conselho atuante, o que representa uma prática efetiva da gestão democrática, com participação dos diversos segmentos da comunidade escolar na condução do processo educacional.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Gestão Democrática. Conselho Escolar.

Abstract
The School Council is a deliberative body, composed of representatives representatives of all segments of the school community which, in partnership with the School Management, is an instrument of high relevance in terms of strengthening the democratic process and, consequently, in facing the problems which arise in the school environment. This study arose from the need to investigate some problems found in schools, especially in municipal schools, which should be reported to the School Council: the lack of monitoring of the children's learning by parents, teachers with few pedagogical practices, management without democracy, among others. The purpose of this article is to verify the importance of the School Council for the democratization of the management. In this sense, we developed this research under a qualitative approach in the field with the application of a questionnaire with exploratory scope made available to the teachers of the institution. Based on the results, it was observed that the school has an active Council, which represents an effective practice of democratic management, with participation of the various segments of the school community in conducting the educational process.

Keywords: School Management. Democratic Management. School Conciul.

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Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos