Alfabetização e Educação Literária: Contrastando Duas Formas de Mediação de Livros Literários na Escola

Autores

  • Ana Caroline Almeida Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral. RJ, Brasil.
  • Magda Dezotti Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Carangola. MG, Brasil.
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo Universidade Federal de São João del-Rei, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. MG, Brasil. Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PE, Brsail.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p574-581

Resumo

Resumo
O foco deste texto, recorte de uma pesquisa mais ampla sobre alfabetização de crianças, é a educação literária no contexto escolar. O objetivo é abordar como duas docentes, colaboradoras da pesquisa e atuantes em uma turma de 2º ano da Rede Municipal de Recife, conduziram as mediações durante a leitura de livros literários, além de evidenciar e compreender as diferenças e semelhanças nessas mediações, revelando o processo de escolarização da literatura. Metodologicamente, trabalham-se com técnicas e ferramentas etnográficas, incluindo a observação participante e entrevistas; a categoria de análise central é o evento. Argumenta-se que as interações com o livro literário, mediadas por professores, precisam ocupar um lugar de destaque nos processos de alfabetização. Os resultados obtidos indicam que, nessa turma, esses ocuparam esse lugar, mas também apontam contrastes entre as formas de mediação do texto literário, que podem resultar em aprendizagens também diferentes para as crianças; além disso, deixam claro o processo inevitável de escolarização da literatura, com as marcas da cultura escolar, próprias do trabalho pedagógico com a alfabetização.

Palavras-chave: Leitura. Literatura na escola. Etnografia.

Abstract
The focus of this text, part of a broader research on children's literacy, is literary education in the school context. The objective is to address how two teachers, research collaborators and working in a 2nd year class, from the Municipal Network of Recife, conducted mediations while reading literary books, in addition to highlighting and understanding the differences and similarities in these mediations, revealing the literature schooling process. Methodologically, it is worked with ethnographic techniques and tools, including participant observation and interviews; the central analysis category of this study is the event. It is argued that interactions with the literary book, mediated by teachers, need to occupy a prominent place in literacy processes. The results obtained indicate that, in this class, they occupied this place, but also point out contrasts among the forms of the literary text mediation, which can result in different learning for children; in addition, they make clear the inevitable schooling literature process, with the marks of school culture, typical of pedagogical work with literacy.

Keywords: Reading. School Literature. Ethnography.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

ALMEIDA, Ana Caroline; DEZOTTI , Magda; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Alfabetização e Educação Literária: Contrastando Duas Formas de Mediação de Livros Literários na Escola. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 574–581, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p574-581. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9120. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos