Projetos Educacionais não Formais Sobre Gestão de Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí

Autores

  • Jefferson Ribeiro Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Ambiental. SC, Brasil.
  • Rafaela Vieira Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Ambiental. SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A educação ambiental não formal mediada por profissionais dos órgãos de Defesa Civil (DC) começa a se tornar uma realidade no nível fundamental das escolas brasileiras. Ainda, de forma discreta, realizada por técnicos, essa aplicação parte do objetivo de mediar conhecimentos necessários para que os estudantes compreendam os elementos básicos que consolidam os riscos de desastres. Assim, os profissionais de DC passam a assumir esta responsabilidade de ampliar o escasso conteúdo destinado para a temática riscos de desastres na grade curricular brasileira. Com base nestas ações, o objetivo da presente pesquisa procurou distinguir os diferentes projetos para a formação baseados na gestão de riscos de desastres, desenvolvidos pelas DC localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (BHRI) no Estado de Santa Catarina. Verificando as metodologias, as ferramentas tecnológicas e os espaços empregados pelos técnicos responsáveis pelas capacitações. Dividida em duas etapas, a pesquisa realizou, inicialmente, uma triagem das prefeituras que realizam ações de educação para desastres. Dos 50 municípios pertencentes a BHRI foi observado que 36 não desenvolvem projetos, oito já tiveram ações, mas no cenário de 2020, somente seis continuam realizando capacitações. Assim, os coordenadores dos projetos ativos participaram de uma entrevista sobre as metodologias empregadas, pelo órgão, para capacitar os estudantes. Por meio das respostas foi possível concluir que existem dois modelos, e um desses envolve encontros exclusivos no ambiente escolar, com atividades semelhantes às palestras. Já o segundo formato, presente em poucos municípios, possibilita a continuidade na capacitação, e apresenta como diferencial a realização de saídas a campo e atividades práticas.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Práticas Educacionais. Eventos Naturais. Capacitações.

Abstract
Non-formal environmental education mediated by professionals from Civil Defense bodies (CD) is beginning to become a reality at the fundamental level of Brazilian schools. Still in a discreet way, carried out by technicians, this application is based on the objective of mediating the necessary knowledge so that students understand the basic elements that consolidate the risks of disasters. Thus, CD professionals start to assume this responsibility to expand the scarce content aimed at thematic risks of disasters in the Brazilian curriculum. Based on these actions, the objective of this research sought to distinguish the different projects for training based on disaster risk management, developed by the CDs located in the Itajaí River Basin (IRB) in the state of Santa Catarina, checking the methodologies, technological tools and spaces used by the technicians responsible for the training. Divided into two stages, the research initially carried out a screening of city halls that carry out education actions for disasters. Of the 50 municipalities belonging to IRB, it was observed that 36 do not develop projects, eight of them have already taken actions, but in the 2020 scenario, only six continues to carry out training. Thus, the coordinators of the active projects participated in an interview, about the methodologies used by the agency to train students. Through the answers it was possible to conclude that there are two models. One involves exclusive meetings in the school environment, with activities similar to lectures. The second format, which is present in a few municipalities, makes it possible to continue training, and has the advantage of making field trips and practical activities as a differential.

Keywords: Active Methodologies. Educational Practices. Natural Events. Training.

Biografia do Autor

Jefferson Ribeiro, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Ambiental. SC, Brasil.

Biólogo, Mestre e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Rafaela Vieira, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Ambiental. SC, Brasil.

Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

RIBEIRO, J.; VIEIRA, R. Projetos Educacionais não Formais Sobre Gestão de Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 239–251, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9105. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos