Concepções de Professores Acerca da Relação das Políticas Públicas de Educação e Saúde

Autores

  • Fernanda Cristina Foss de Zorzi Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9095-1242
  • Amanda Machado Teixeira Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1755-3739
  • Tainá Fernandes Universidade Federal do Pampa, Curso de Fisioterapia. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8037-8075
  • Jaqueline Copetti Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil. Universidade Federal do Pampa, Curso de Educação Física. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4838-1810

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p567-573

Resumo

Resumo
A saúde e a educação possuem certa correlação e, no entanto, são indissociáveis, pois para se obter educação é necessário ter saúde, ao tempo que só se alcança a saúde quando se tem educação. Ambas são vistas como necessidades sociais que apresentam um caráter político-social muito discutido, em especial, por serem consideradas direito do povo e dever do Estado. O objetivo do estudo foi conhecer a concepção de professores acerca da relação entre as políticas de educação e saúde. O estudo aqui apresentado tem delineamento exploratório, e parte da aplicação de um questionário para professores participantes de um Seminário Regional de Educação, em uma cidade do Rio Grande do Sul, na qual foi realizada uma oficina sobre a temática “Políticas Públicas: educação em saúde como tema transversal à educação”. Como método de análise dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), abrangendo resultados como o conhecimento dos professores de que políticas públicas são ações ou decisões do Governo para resolução de problemas e necessidades coletivas, e que estas podem possibilitar o desenvolvimento da sociedade. Outros resultados se referem ao conhecimento acerca da relação entre políticas de educação e saúde e, assim, surgem concepções acerca da presença da intersetorialidade, da possibilidade de que estas políticas integradas possam gerar melhoria de vida, bem-estar e qualidade de vida aos indivíduos. A compreensão do professor está alinhada ao entendimento de que estas políticas possibilitam atingir o direito fundamental através da política social refletindo na dignidade humana.

Palavras-chave: Intersetorialidade. Escola. Formação Docente. Dignidade.

Abstract: Health and education have a certain correlation and are, however, inseparable, since to obtain education it is necessary to have health, while health is only achieved when there is education. Both are seen as social needs that have a much-discussed political and social character, especially as they are considered a people's right and a duty of the State. The objective of the study was to know the teachers’ conception about the relationship between education and health policies. The study presented here has an exploratory design, and part of the application of a questionnaire for teachers participating in a Regional Education Seminar in a city in Rio Grande do Sul, where a workshop was held on the theme “Public Policies: health education as a transversal theme to education ”. As a method of analysis of the collected data, the content analysis proposed by Bardin (2011) was used, covering results such as the teachers’ knowledge that public policies are government actions or decisions to solve problems and collective needs, and that these can enable the society development. Other results refer to the knowledge about the relationship between education and health policies and, thus, conceptions about the presence of intersectoriality, the possibility that these integrated policies can generate improvement of life, well-being and quality of life for individuals. The teacher's understanding is aligned with the understanding that these policies make it possible to achieve the fundamental right through social policy reflecting on human dignity .

Keywords: Intersectoriality. School. Teacher Training. Dignity.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Foss de Zorzi, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil.

Enfermeira; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/PPGECQVS/ Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Uruguaiana/RS

Amanda Machado Teixeira, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil.

Licenciada em Educação Física; Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa. 

Tainá Fernandes, Universidade Federal do Pampa, Curso de Fisioterapia. RS, Brasil.

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa - Uruguaiana, RS

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil. Universidade Federal do Pampa, Curso de Educação Física. RS, Brasil.

Licenciatura Plena em Educação Física; Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ; Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

ZORZI, F. C. F. de; TEIXEIRA, A. M.; FERNANDES, T. .; COPETTI, J. . Concepções de Professores Acerca da Relação das Políticas Públicas de Educação e Saúde. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 567–573, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p567-573. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9101. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos