Desafios e Práticas Inclusivas ao Aluno com Transtorno Opositor Desafiador na Educação Física Escolar: um Estudo de Revisão Integrativa

Autores

  • Barbara Thamirys do Amaral dos Santos Faculdades Integradas de Cassilândia, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação em Educação Física Escolar e Inclusiva. MS, Brasil. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Brasil.
  • Jean Carlos de Freitas da Silva Faculdades Integradas de Cassilândia, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação em Educação Física Escolar e Inclusiva. MS, Brasil. Colégio Harmonia Bilíngue EIRELI. MS, Brasil.
  • Gildiney Penaves de Alencar Faculdades Integradas de Cassilândia, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação em Educação Física Escolar e Inclusiva. MS, Brasil. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p433-439

Resumo

Atualmente, nas escolas, são encontrados alunos com diversos comportamentos, inclusive, com deficiência e transtornos, entre os quais se enquadra o Transtorno Opositor Desafiador. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo identificar quais os desafios e práticas inclusivas ao aluno com Transtorno Opositor Desafiador na Educação Física Escolar, de forma com que se possa elucidar informações sobre esse transtorno e fomentar ações inclusivas, que propiciem a aprendizagem deste aluno e os demais colegas de sala. Foi realizado um estudo de revisão integrativa com artigos e trabalhos publicados de 2010 a 2020, nas bases de dados: Lilacs, SciELO, Dialnet e Pubmed. Foram encontrados 349 artigos, sendo utilizados, entre os critérios de inclusão e exclusão, apenas quatro artigos. Muitos são os desafios encontrados para que ocorram as práticas inclusivas, destacando-se a importância do trabalho conjunto dos pais e da equipe pedagógica. Como estratégias relacionadas às aulas de Educação Física é importante que a ação docente seja realizada, de forma lúdica, e com a criação de um vínculo de confiança e afetividade, além da realização de jogos e atividades em grupo, estabelecimento de rotinas, de regras, apresentação de consequências claras e utilização de recompensas positivas. Por fim, em relação à elaboração dos planos de aula voltados a uma prática inclusiva, é essencial que estes contemplem todos os alunos.

Palavras-chave: Transtorno Comportamental. Inclusão. Escola.

Abstract
Today in our schools we find students with different behaviors, including those with disabilities and disorders, among which Oppositional Defiant Disorder is included. Therefore, this article aims to identify the challenges and inclusive practices for students with Oppositional Defiant Disorder in School Physical Education so that information about this disorder can be elucidated and promote inclusive actions that promote the learning of this student and classmates. An integrative review study was conducted with articles and studies published from 2010 to 2020 in Lilacs, SciELO, Dialnet and Pubmed databases. A total of 349 articles were found, being used, among the inclusion and exclusion criteria, only four articles. There are many challenges for inclusive practices to take place, highlighting the importance of the joint work of parents and the pedagogical team. As strategies related to Physical Education classes, it is important that the teaching action is performed in a playful way and with the creation of a bond of trust and affection, in addition to playing games and group activities, establishing routines, rules, presenting consequences and use of positive rewards. Finally, regarding the elaboration of lesson plans aimed at an inclusive practice, it is essential that this includes all students, whether or not they have a disability.

Keywords: Behavioral Disorder. Inclusion. School.

Biografia do Autor

Barbara Thamirys do Amaral dos Santos, Faculdades Integradas de Cassilândia, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação em Educação Física Escolar e Inclusiva. MS, Brasil. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Brasil.

Pós-graduanda em Educação Física Escolar e Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Cassilândia/Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres (FIC/IEPAT). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME/CG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442221466098712

E-mail: barbara_tasantos@hotmail.com

Jean Carlos de Freitas da Silva, Faculdades Integradas de Cassilândia, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação em Educação Física Escolar e Inclusiva. MS, Brasil. Colégio Harmonia Bilíngue EIRELI. MS, Brasil.

Pós-graduando em Educação Física Escolar e Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Cassilândia/Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres (FIC/IEPAT). Licenciado em Educação Física pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF). Professor no Colégio Harmonia Bilíngue EIRELI.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3536763331671530

E-mail: jean.carlos@hamoniabilingue.com.br

Gildiney Penaves de Alencar, Faculdades Integradas de Cassilândia, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação em Educação Física Escolar e Inclusiva. MS, Brasil. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. MS, Brasil.

Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo e em Educação Física Escolar e Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Cassilândia/Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres (FIC/IEPAT). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Docente convidado do curso de Especialização em Educação Física Escolar e Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Cassilândia/Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres (FIC/IEPAT). Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME/CG).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5177-495X

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3883241550077012

E-mail: gildiney.gpa@gmail.com

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Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos