Implantação do AEE: Expectativas de Professores e Familiares no Contexto de uma Escola Comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p547-555

Resumo

Resumo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de apoio à inclusão escolar, assegurado pela legislação educacional, visando a uma sociedade inclusiva. O presente estudo analisou as expectativas de integrantes da comunidade escolar frente à implementação do AEE em uma escola comunitária da rede privada do município de Canoas (RS). Para tanto, esta pesquisa se configurou como um estudo de caso, em uma abordagem qualitativa. A técnica utilizada foi a de entrevistas semiestruturadas com professores e familiares de alunos com deficiência que frequentam o AEE. Também são materiais de análise o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar da instituição em pesquisa, para compreender como tal implementação é contemplada na documentação da instituição. Este trabalho tomou como base teórica discussões que defendem a perspectiva da educação inclusiva e considerou o embasamento legal das políticas de inclusão que orientam os sistemas de ensino. A análise permitiu organizar os seguintes eixos de discussão: o AEE a partir da visão de professores; o AEE a partir da visão de familiares; e a importância do AEE em uma escola de Educação Básica. Os resultados apontam que existe uma grande expectativa da comunidade escolar em relação à consolidação do AEE, especialmente por parte de professores. No entanto, mostrou que as articulações realizadas para a implementação desse serviço são pouco conhecidas pelos familiares. Conclui-se que há um movimento significativo para a concretização do AEE como serviço de apoio; porém, há necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar no processo de implantação.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Inclusão Escolar. Estudo de Caso.

Biografia do Autor

Monique Barbosa Freiberger, Escola Especial Raio de Sol – APAE de Portão. RS, Brasil.

Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Professora na Escola Especial Raio de Sol -APAE de Portão/RS.

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RS, Brasil.

Doutora e Pós-Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

FREIBERGER, M. B. .; SARDAGNA, H. V. Implantação do AEE: Expectativas de Professores e Familiares no Contexto de uma Escola Comunitária. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 547–555, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p547-555. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9080. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos