O IDEB 2017/2019 nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá - PR: Aprovação e Proficiência

Autores

  • Antonio Gonçalves Nunes Neto Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR, Brasil.
  • Elisete Silva dos Reis Rede Municipal de Ensino de Paranaguá. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p537-546

Resumo

Resumo
Para organizar os resultados da avaliação em larga escala (IDEB), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) tem a atribuição principal de mensurar as informações em relação ao desenvolvimento dos alunos, através da aplicação de provas padronizadas nos Componentes Curriculares de Matemática e Língua Portuguesa e, por meio dos dados do Censo Escolar, os quais indicam o percentual das taxas de aprovação e reprovação (fluxo), permitindo assim estabelecer os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, da escola, do Estado e do município. Nesta perspectiva, a pesquisa apresentada neste artigo tem como objetivo analisar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB 2017/2019) da Rede Pública Municipal de Paranaguá - PR. A metodologia utilizada para organizar, interpretar e realizar o estudo se baseou em uma pesquisa qualitativa documental, com os dados obtidos das 31 escolas através do site do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira, do Governo Federal (INEP), os quais foram discutidos e refletidos por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Conclui-se com este artigo que há um grande aumento nas aprovações (fluxo) dos alunos da rede pesquisada nos anos 2017/2019, porém os dados de desempenho (proficiência) não apresentaram avanços expressivos na alteração dos níveis de aprendizagem.

Palavras-chave: Fluxo. Avaliação. Desempenho.

Abstract
To organize the results of the large-scale evaluation (IDEB), the National System for the Evaluation of Basic Education (SAEB) has the main task of measuring information regarding the students’ development through the application of standardised tests in the Curricular Components of Mathematics and Portuguese Language and through the School Census data, which indicate the percentage of pass and fail rates (flow), thus making it possible to establish the Index of Development of Basic Education results, the school, the state and the municipality. From this perspective, the research presented in this article aims to analyze the the Education Development Index data (IDEB 2017/2019) of the Paranaguá Municipal Public Network,PR. The methodology used to organize, interpret and carry out the study was based on qualitative documentary research, with data obtained from 31 schools through the website of the National Institute of Education and Research Anísio Teixeira of the Federal Government (INEP), which were discussed and reflected through the Bardin Content Analysis. This article concludes with a large increase in the students’ approvals (flow) in the network researched in the years 2017/2019, but the performance data (proficiency) did not show significant progress in changing learning levels.

Keywords: Flow.Evaluation. Performance.

Biografia do Autor

Elisete Silva dos Reis, Rede Municipal de Ensino de Paranaguá. PR, Brasil.

Formada em Pedagogia (FAFIPAR): Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá, (2001/2006). Formada em Habilitação Profissional de Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Paranaguá-Paraná (1993/1996). Pós graduada em LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais (2020). Professora na Educação Infantil (2002/2004). Professora do Ensino Fundamental I, anos iniciais (2004/2008). Coordenadora pedagógica na Educação Infantil (2008/2010). Gestora na Educação Infantil (2014/2017). Atuante como professora dos anos inicias (40h) na Rede Municipal de Educação de Paranaguá desde o ano de 2002.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

NUNES NETO, Antonio Gonçalves; REIS, Elisete Silva dos. O IDEB 2017/2019 nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá - PR: Aprovação e Proficiência . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 537–546, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p537-546. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9079. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos