Pragmática da Linguagem e Ensino da Compreensão Leitora: Revisão de Estudos

Autores

  • Terezinha das Graças Laguardia Oliveira Universidade Federal do Paraná, PR, Brasil.
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação.PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3441-0983

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p526-536

Resumo

Resumo
A proficiência na compreensão da leitura de textos não requer apenas o adequado desempenho do leitor nas competências fonológica, morfológica, sintática e semântica, mas também demanda competência pragmática – habilidade de, deliberadamente, articular a materialidade linguística da superfície textual ao próprio conhecimento de mundo – revelando que a interação autor-texto-leitor se concretiza no empenho do leitor em enlaçar o contexto de uso e as ideias expressas no texto aos seus objetivos de leitura. Assim, se a pragmática se constitui aspecto relevante para o bom desempenho na compreensão da leitura, questiona-se sobre qual espaço essa vem tendo nos estudos acadêmicos com finalidade de trabalhar tal compreensão. O artigo tem como objetivo apresentar um levantamento de estudos que abordam, na perspectiva da pragmática da linguagem, a compreensão leitora. Para isso, foram pesquisados estudos sobre o tema nas plataformas SciELO, PsycINFO e ERIC. Os resultados mostram que há uma carência de artigos que abordam contribuições da pragmática associada à compreensão leitora. Essa lacuna identificada nos estudos reflete a escassez de intervenções pedagógicas focalizando as habilidades (meta)pragmáticas. Assim, entendendo que algumas dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão de textos estão relacionadas justamente à falta de um trabalho pedagógico focalizando a pragmática, sugere-se que investir no ensino explícito dessa competência pode contribuir para os avanços no desempenho dos estudantes em leitura.

Palavras-chave: Compreensão da Leitura. Compreensão de Textos Escritos. Habilidades Pragmáticas. Desempenho em Leitura.

Abstract
Proficiency in reading comprehension does not only require readers’ appropriate performance in phonological, morphological, syntax, and semantic competencies but also pragmatic competence – the skill of deliberately connect linguistic materiality of the textual surface with knowledge of the world itself – revealing that the author-text-reader interaction materializes in the reader’s commitment to link the context of use and the ideas expressed in the text to his/her reading objectives. Hence, if pragmatics is a relevant aspect for good reading comprehension, it is asked herein how it has been addressed in academic studies intended to promote reading comprehension. This objective of this paper is to present the studies addressing reading comprehension from the pragmatic language perspective. Hence, studies addressing the topic were searched in the SciELO, PsycINFO, and ERIC databases. The results show a lack of papers addressing the pragmatics contributions associated with reading comprehension. This gap identified in the study reflects a lack of teaching interventions focusing on (meta)pragmatic skills, suggesting that some of the students’ difficulties may be related to this lack of interventions. Teaching this competence can improve the students’ reading performance, and competent reading promotes social inclusion and a citizenship. Therefore, schools must train these competencies for individuals to interact with texts, process ideas, make connections with different types of knowledge, and (re)construct meaning(s).

Keywords: Reading Comprehension. Written Comprehension Texts. Pragmatic Skills. Reading Performance

Biografia do Autor

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação.PR, Brasil.

Sandra Regina Kirchner Guimarães é graduada em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Paraná) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Universidade de São Paulo). É professora/pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Alfabetização, Formação de Professores e Psicologia Escolar e Educacional, com pesquisas nos seguintes temas: aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da linguagem escrita, habilidades metacognitivas e metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. 

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

OLIVEIRA, Terezinha das Graças Laguardia; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Pragmática da Linguagem e Ensino da Compreensão Leitora: Revisão de Estudos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 526–536, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p526-536. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9078. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos