Projeto Integrador em Tempos Fluídos: o que Expressa um Grupo de Professores de um Curso de Direito

Autores

  • Camila de Bortoli Rossatto Riedlinger Univates, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Ieda Maria Giongo Univates, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1696-0642

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
O presente artigo tem por objetivo problematizar o que expressa um grupo de professores de um Curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no interior do Estado do Tocantins, acerca do desenvolvimento do Projeto Integrador centrado nas culturas e experiências dos estudantes. O referencial teórico está sustentado em ideias de autores que problematizam o ensino na pós-modernidade. De natureza qualitativa, o material de pesquisa se constituiu de enunciações dos docentes e da proposta metodológica para o Projeto Integrador do Curso de Direito da IES pesquisada. Os materiais emergentes foram analisados por meio da análise textual discursiva. Os resultados apontaram duas unidades de análise: a) Favorecimento da interação dos componentes curriculares, contanto que, efetivamente, ocorra a interdisciplinaridade; b) Estudar e pesquisar para melhorar o local em que o estudante vive: a função social do Projeto Integrador. Por fim, concluiu-se que o Projeto Integrador, centrado na cultura e experiência, pode resultar em uma aprendizagem potencialmente significativa para os estudantes.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem Baseada em Projetos. Curso de Direito. Culturas. Experiências.

Abstract
The purpose of this article is to problematize what is expressed by a group of Law professors from a Higher Education Institution (HEI), located in the countryside of the state of Tocantins/Brazil, about the development of an Integrating Project focusing on students’ cultures and experiences. The theoretical framework is supported by the ideas of authors who analyze the teaching in postmodernity. The research material - qualitative in nature– was constituted of the professors’ enunciations and the methodological proposal of the Integrating Project regarding the Law Program of the HEI researched. The emerging materials were analyzed through the discursive textual analysis. The outcomes pointed to two analysis units: a) Enhanced interaction of syllabus components, providing interdisciplinarity occurs; b) To study and research to improve the place where the student lives: the social function of the Integrating Project. Finally, it was concluded that the Integrating Project centered on culture and experience can result in potentially significant learning for students.

Keywords: Teaching. Project Based Learning. Law Program. Cultures. Experiences.

Biografia do Autor

Ieda Maria Giongo, Univates, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (CNPq/Univates). Também atua, como docente permanente, nos Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado Profissional) em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) em Ensino da Instituição. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Ensino de Matemática na Escola Básica e Nível Superior e Etnomatemática. É Pesquisadora CNPq, Nìvel 2.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

RIEDLINGER, Camila de Bortoli Rossatto; GIONGO, Ieda Maria. Projeto Integrador em Tempos Fluídos: o que Expressa um Grupo de Professores de um Curso de Direito : . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 219–228, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9074. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos