A Epistemologia da Cultura Corporal no Âmbito Escolar e suas Dicotomias na Disciplina Educação Física

Autores

  • Jackson Faustino Ferreira UninCor, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Planejamento e Ensino. MG, Brasil.
  • Francisco de Assis Carvalho UninCor, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Planejamento e Ensino. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p510-516

Resumo

Resumo
Este trabalho tem como pressuposto apresentar uma investigação voltada para a compreensão do status da disciplina Educação Física no âmbito da escola básica brasileira, no que tange à relação filosófica de sua proposta juntos aos documentos educacionais e a sua aplicação no contexto escolar, tendo como foco a relação epistemológica entre corporeidade física, dimensão intelectual e suas dicotomias. O itinerário da pesquisa contemplou uma revisão bibliográfica entre diversos autores que tratam do tema, bem como uma investigação de campo junto a doze gestores educacionais, realizada nas escolas básicas do município de Pará de Minas, MG, no período compreendido entre maio e junho de 2020. Efetuada a tabulação e análise dos dados, foi possível chegar a algumas constatações que apontam para uma desvalorização velada da disciplina Educação Física na percepção e atuação dos gestores entrevistados, tais fatos podem serem observados, quando 25% dos entrevistados entendem que a Educação Física tem um grau de importância menor na formação do aluno do que outras disciplinas do currículo escolar e, ainda, a falta de conhecimento de 33% dos gestores frente ao planejamento, assim como 8% não sabem da existência de avaliações do conteúdo. Tais análises apontaram para uma Educação Física ainda submissa a outras disciplinas escolares, apesar da Educação Física estar inserida de forma obrigatória como componente curricular.

Palavras-chave: Ensino. Dualidade Corpo e Intelecto. Educação Básica. Gestão Educacional.

Abstract
The purpose of this paper is to present an investigation aimed at understanding the Physical Education subject status e within the scope of the Brazilian elementary school regarding the philosophical relationship of its proposal together with the educational documents and its application in the school context, focusing on the epistemological relationship among physical corporeality, intellectual dimension and its dichotomies. The research itinerary included a bibliographic review among several authors dealing with the theme, as well as a field investigation with twelve educational managers, carried out in the elementary schools of the city of Pará de Minas, MG, between May and June 2020 Once the data were tabulated and analyzed, some conclusions were reached that point to a veiled devaluation of the Physical Education subject in the perception and performance of the interviewed managers, such facts can be observed, when 25% of the interviewees understand that Physical Education has a lesser degree of importance in the student’s education than other subjects in the school curriculum, and yet, the lack of knowledge of 33% of managers regarding planning, as well as 8% of them are unaware of the existence of content evaluations. Such analyzes pointed to a Physical Education still subject to other school subjects, although Physical Education is mandatorily inserted as a curricular component.

Keywords: Teaching. Duality Body and Intellect. Elementary School. Educational management.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Carvalho, UninCor, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Planejamento e Ensino. MG, Brasil.

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2014) e Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP, 2012). Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP, 2008) e Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (Unincor, 2001). Cursou ainda: Especialização Lato Sensu em Filosofia Moderna (PUC-MG,1994) e Especialização Lato Sensu em Filosofia Contemporânea (PUC-MG,1998). Graduação em Psicologia Clínica (Centro Universitário Salesiano de São Paulo ,2007), Graduação em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ,1994), Graduação em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ,1991), Graduação em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora de Sion,1990). Professor na Universidade Vale do Rio Verde, onde atua no Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, coordenando o Projeto de Pesquisa: Ética, responsabilidade social e ensino.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

FERREIRA, Jackson Faustino; CARVALHO, Francisco de Assis. A Epistemologia da Cultura Corporal no Âmbito Escolar e suas Dicotomias na Disciplina Educação Física. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 510–516, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p510-516. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9064. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos