O Uso das Tecnologias e Seus Desafios no Ensino Superior Remoto em Tempos de Pandemia de COVID-19

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p517-525

Resumo

Resumo
Embora seja um importante recurso didático, o uso das tecnologias durante a Pandemia de COVID-19 revelou grandes desafios na educação, sobretudo, no Ensino Superior. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a experiência discente em relação ao uso das tecnologias no Ensino Superior remoto em tempos de Pandemia de COVID-19. A área de estudo delimitada compreende a região metropolitana do Cariri cearense (RMCariri), no Sul do Estado do Ceará, mais especificamente, o aglomerado urbano formado pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CRAJUBAR). Como metodologia, foram realizados um levantamento bibliográfico acerca do tema e a aplicação de um questionário semiestruturado a estudantes de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior localizadas na região do CRAJUBAR. A partir da análise dos resultados se percebeu que, mesmo sendo uma ferramenta viabilizada pelo uso das tecnologias, e que permitiu a continuidade do ensino no modo a distância durante a Pandemia, o ensino remoto não contempla todos os discentes. O estudo revelou as principais dificuldades encontradas pelos estudantes neste período e destacou a falta de investimentos para as Universidades implementarem o ensino remoto, sobretudo, as públicas, o que afetou diretamente o processo de aprendizagem dos discentes e reflete a desigualdade social existente no Brasil.

Palavras-chave: COVID-19. Cariri cearense. Aprendizagem. Tecnologias.

Abstract
Although being an important teaching resource, the use of technologies during the COVID-19 pandemic revealed great challenges in education, especially in higher education. Therefore, this paper aims at analyzing the student’s experience regarding to use of technologies in remote higher education in times of COVID-19 pandemic. The selected study area comprises the Cariri Metropolitan Region (RMCariri), on south of Ceará state, more specifically the urban agglomeration composed of Crato, Juazeiro do Norte and Barbalha municipalities (CRAJUBAR). As methodology, a bibliographic research was performed on the subject and the application of a semi structured questionnaire to the students of undergraduate level courses from Higher Education Institutions of CRAJUBAR. From the results analysis, one may notice that, although being a tool facilitated by the use of technologies, and which allowed the education continuity in a remote way during the pandemic, the remote higher education does not contemplate all the students. The study showed the main difficulties faced by students in this period and highlighted the lack of investments on the universities in order to implement the remote education, especially the public ones, which directly affected the students’ learning process, besides reflecting the existing social inequality of Brazil.

Keywords: COVID-19. Cariri Region. Learning. Technologies.

Biografia do Autor

Renata Macêdo Leite, Universidade Federal do Cariri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. CE, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-Graduada em Direito Processual Civil (URCA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3917-1910.  Endereço: Rua Ícaro Moreira de Sousa, nº126, Bairro Muriti, Crato, Ceará, Brasil. CEP: 63.130-025.

João Victor Mariano da Silva, Universidade Federal do Cariri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. CE, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Graduado em Geografia (URCA) e Membro do Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio (NIGEP; CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1351-496X. Endereço: Rua Ícaro Moreira de Sousa, nº126, Bairro Muriti, Crato, Ceará, Brasil. CEP: 63.130-025.

Luciano Temoteo dos Santos, Universidade Federal do Cariri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. CE, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Graduado em Ciências Biológicas (URCA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9215-6832.  Endereço: Rua Ícaro Moreira de Sousa, nº126, Bairro Muriti, Crato, Ceará, Brasil. CEP: 63.130-025. E-mail: luciano.temoteosantos@gmail.com

Rubens Oliveira da Cunha Junior, Universidade Federal do Cariri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. CE, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA), atuando na linha de Tecnologia e Modelagem. Graduado em Engenharia Civil (UFCA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8096-1850. Endereço: Rua Ícaro Moreira de Sousa, nº126, Bairro Muriti, Crato, Ceará, Brasil. CEP: 63.130-025.

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, Universidade Federal do Cariri. CE, Brasil; Centro Universitário Paraíso. CE, Brasil.

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Subjetividades, Bioética e Políticas Públicas (NESBPOP). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora do PRODER (UFCA) na linha de pesquisa saúde, estado e sociedade. Coordenadora e professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Paraíso (UNIFAP) de Juazeiro do Norte, Ceará. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3273-2372. .  Endereço: Rua Ícaro Moreira de Sousa, nº126, Bairro Muriti, Crato, Ceará, Brasil. CEP: 63.130-025.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. CE, Brasil; Universidade Federal do Cariri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. CE, Brasil.

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia (UFC). Professora de Graduação das instituições: Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) e Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Professora dos Programas de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PMPEDU/URCA), PROFHISTÓRIA/URCA e PRODER/UFCA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3174-4750.   Endereço: Rua Ícaro Moreira de Sousa, nº126, Bairro Muriti, Crato, Ceará, Brasil. CEP: 63.130-025.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

LEITE, R. M.; SILVA, J. V. M. da; SANTOS, L. T. dos .; CUNHA JUNIOR, R. O. da .; PINHEIRO, A. de A. G. .; QUEIROZ, Z. F. de . O Uso das Tecnologias e Seus Desafios no Ensino Superior Remoto em Tempos de Pandemia de COVID-19. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 517–525, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p517-525. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9044. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos