Transição do Ensino Presencial para o Ensino Remoto em Época de Pandemia

Autores

  • Cirlene Aparecida Piloto Silva Universidade Municipal São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7945-8625
  • Ivo Ribeiro de Sá Universidade Municipal São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. https://orcid.org/0000-0002-2554-3525
  • Marta Galdino Domingues Universidade Municipal São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil.
  • Ana Sílvia Moço Aparício Universidade Municipal São Caetano do SulUniversidade Municipal São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6725-5372

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p69-77

Resumo

Resumo
A pandemia Covid-19 obrigou as escolas a pararem seus atendimentos presenciais e a buscarem uma alternativa para acessarem os alunos e darem segmento as propostas educacionais. E diante de realidades diferenciadas no Brasil, cada professor teve um desafio em cada região, em que se localiza uma escola. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a forma como as professoras do ciclo de alfabetização incorporaram os conhecimentos e os recursos tecnológicos em suas práticas no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Este artigo é o resultado de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa por meio do grupo focal com quatro professoras do ciclo de alfabetização de uma escola pública da região do grande ABC/SP. Traz reflexões sobre a adaptação e dificuldades dos professores na transição do ensino presencial para o ensino remoto, o uso da tecnologia por parte dos professores, alunos e famílias e a oferta do ensino para manter o vínculo entre a escola e a família. Conclui-se que os professores e o ensino necessitaram de adaptações e ressignificações para alcançar os objetivos propostos, que tanto os alunos como suas famílias também passaram por processos de adequações com um ensino feito em casa, que somente os recursos tecnológicos não garantem o vínculo com a escola e o efetivo ensino, precisando considerar os aspectos do acesso das famílias aos instrumentos e meios que possibilitam o uso da tecnologia no ensino remoto.

Palavras-chave: Covid-19. Tecnologia. Prática Docente. Ensino. Aprendizagem.

Abstract
The Covid-19 pandemic forced schools to stop their face-to-face services and to look for an alternative to access students and provide segment for educational proposals. And given the different realities in Brazil, each teacher had a challenge in each region where a school is located. This research aims to investigate how teachers in the literacy cycle incorporated knowledge and technological resources into their practices in remote education during the covid-19 pandemic. This article is the result of an exploratory research with a qualitative approach through a focus group with 4 teachers from the literacy cycle of a public school in Grande ABC/SP region. It brings reflections on the teachers’ adaptation and difficulties in the transition from classroom teaching to remote teaching, the use of technology by the teachers, students and families, and the offer of teaching to maintain the bondbetween school and family. It was concluded that teachers and teaching needed adaptations and resignifications to achieve the proposed objectives, that both students and their families also went through adaptation processes with home-based teaching, that only technological resources do not guarantee the bond with the school and effective teaching, needing to consider aspects of families' access to instruments and means that enable the use of technology in remote education.

Keywords: Covid-19. Technology. Teaching Practice. Teaching. Learning.

Biografia do Autor

Cirlene Aparecida Piloto Silva , Universidade Municipal São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil.

Professora da Prefeitura de Santo André - SP.Graduada em Pedagogia,  Arte Visuais e Teologia. Pós-graduação: Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestranda em Educação

Ivo Ribeiro de Sá , Universidade Municipal São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Graduado em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul no curso de Educação Física e de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação.

Ana Sílvia Moço Aparício , Universidade Municipal São Caetano do SulUniversidade Municipal São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil.

Licenciada em Letras, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. É professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

SILVA , C. A. P.; SÁ , I. R. de .; DOMINGUES, M. G. .; APARÍCIO , A. S. M. . Transição do Ensino Presencial para o Ensino Remoto em Época de Pandemia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 69–77, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p69-77. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9038. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos