Raciocínio Lógico Atrelado a um Projeto de Robótica Educacional: Desempenhos de Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Ana Beatriz de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. PR, Brasil.
  • Ana Caroline Frigéri Barboza Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. PR, Brasil.
  • Érica Gambarotto Jardim Bergamim Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. PR, Brasil.
  • Fabíola Martins da Silva Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. PR, Brasil.
  • Glaucio Pedro de Alcantara Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Mecânica. PR, Brasil.
  • Juliana Ferreira da Silva Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Matemática em Rede Nacional. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p378-386

Resumo

Resumo
Estudos atrelados aos processos de aprendizagem de Matemática evidenciam dificuldades recorrentes que os alunos manifestam nessa disciplina. Na busca por alternativas pedagógicas para contornar essas dificuldades, uma possibilidade é o uso da robótica educacional. Nesse sentido, este escrito tem como objetivo verificar desempenhos ocorridos nos processos de resolução de questões envolvendo raciocínio lógico, com a participação de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito às fases iniciais e finais de um projeto de robótica. Evidencia-se que ambas as fases correspondem a dois momentos de aplicação dessas questões, no início do projeto e ao término, respectivamente, em que a intenção foi verificar se houve desempenhos de uma fase para a outra, e quais seriam esses. Para tanto, neste trabalho foi utilizada a abordagem qualitativa, que teve como instrumento de constituição de dados os registros dos participantes ao responderem questões que envolvem raciocínio lógico. O processo de análise foi respaldado por uma interpretação com base nos registros dos participantes, os quais desencadearam quatro eixos classificatórios relacionados ao desempenho dos alunos; ademais, no que se refere a registros representativos de cada desempenho, foram feitas algumas ponderações em relação ao referencial teórico levado em consideração. Como resultados, conclui-se que as atividades desenvolvidas ao longo do projeto propiciaram o desenvolvimento do raciocínio lógico, por parte dos alunos, e isso contribui para possíveis mobilizações de conhecimentos matemáticos dos educandos, que apresentavam dificuldades na disciplina de Matemática.

Palavras-chave: Lógica. Matemática. Eixos Classificatórios.

Abstract
Studies associated to the Mathematics learning processes show recurrent difficulties that students manifest in this discipline. In the search for pedagogical alternatives to overcome these difficulties, one possibility is the use of educational robotics. In this sense, this paper aims to verify the performances that took place in the process of resolving issues involving logical reasoning, with the 7th year students’ participation of Elementary School, concerning the initial and final phases of a robotics project. It is evident that both phases correspond to two moments of application of these questions, at the beginning of the project and at the end, respectively, whereby the intention was to verify whether there were performances from one phase to the next and what they would be. For this purpose, in this work the qualitative approach was used, which had as a tool for constituting data the participants’ records when answering questions that involved logical reasoning. The data analysis process was supported by an interpretation based on the participants’ records, which triggered 4 classificatory axes related to the students’ performance; in addition, regarding the representative records of each performance, some considerations were made concerning the theoretical framework taken into consideration. As results, it is concluded that the activities developed during the project provided the logical reasoning development by the students and this contributes to possible mobilizations of students’ mathematical knowledge who presented difficulties in the discipline of Mathematics.

Keywords: Logic. Mathematics. Classificatory Axes.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos