Análise da Percepção Ambiental de Estudantes no Percurso de uma Trilha Ecológica em uma Unidade de Conservação

Autores

  • Dahiane Inocência Silveira Colégio Estadual Marques dos Reis. PR, Brasil.
  • Alvaro Lorencini Junior Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p369-377

Resumo

Resumo
Este artigo tem como propósito socializar uma prática docente, em uma aula de campo utilizando uma trilha ecológica como recurso didático em uma unidade de conservação no município de Jacarezinho no Estado do Paraná com o intuito de potencializar a percepção ambiental dos alunos. Por meio dos roteiros elaborados pelos alunos do 6º ano foram verificadas as possíveis relações entre o planejamento de uma trilha interpretativa com os objetivos da Interpretação Ambiental e dos documentos utilizados no referencial à luz da Percepção Ambiental. Nas trilhas interpretativas, a Interpretação Ambiental se torna um instrumento da Educação Ambiental ao visar objetivos que envolvem a sensibilização, a compreensão e a responsabilidade dos visitantes para com as questões ambientais. Os resultados obtidos indicam que os alunos elaboraram uma trilha interpretativa que, inconscientemente, se aproxima dos referenciais da Interpretação Ambiental.

Palavras-chave: Interpretação Ambiental. Trilha Interpretiva. Educação Ambiental

Abstract
This article aimed to socialize a teaching practice, in a field class using a trail as a didactic resource in a conservation unit in Jacarezinho in the State of Paraná to enhance the students' environmental perception. The scripts prepared by the 6th year students the possible relationships were verified between the planning of an interpretive trail with the objectives of the Environmental Interpretation and the documents used in the reference in the light of Environmental Perception. In the interpretative trails the Environmental Interpretation becomes an instrument of Environmental Education by aiming at objectives that involve the awareness, understanding and responsibility of the visitors to the environmental issues. The results indicate that the students elaborated an interpretative trail that unconsciously approaches the reference points of the Environmental Interpretation.

Keywords: Environmental Interpretation. Interpretative Trail. Environmental Education

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

SILVEIRA, Dahiane Inocência; LORENCINI JUNIOR, Alvaro. Análise da Percepção Ambiental de Estudantes no Percurso de uma Trilha Ecológica em uma Unidade de Conservação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 369–377, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n3p369-377. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8914. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos